Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 6: A tecnologia pode facilitar o planeamento
Lição 7: Criar oportunidades
Lição 8: Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente
Lição 9: Importância da escolha e organização do espaço do evento
Lição 10: Importância fundamental das reflexões e seguimento
Lição 10: Importância fundamental das reflexões e seguimento
 

A realização de uma série de eventos de mediação numa sucessão relativamente rápida tornou, por vezes, difícil parar e refletir sobre o que resultou bem e o que não funcionou tão bem quanto o esperado.

Alguns destes problemas abrangidos nas lições acima são exemplos, tais como:

  • A organização do espaço estava correta?
  • Tivemos demasiados oradores técnicos?
  • Conseguimos integrar sessões práticas?
  • As PME e os fornecedores de tecnologia participantes são adequados?
  • As jornadas são demasiado longas?
  • ...etc.

O objetivo de tentar documentar as nossas experiências como 10 lições deve-se, em parte, ao facto de termos, realmente, aprendido algo ao longo do percurso e cometido alguns erros.

No planeamento de um grande evento, todos os esforços se dirigem para a preparação e é dada pouca atenção às consequências e ao seguimento posterior. Enquanto que, geralmente, se obtém feedback dos participantes no próprio dia, o que o B2Match nos permitiu fazer foi um seguimento mais refletivo após o evento, para garantir que tínhamos captado as opiniões ponderadas dos nossos participantes e oradores e não só os comentários da folha pessoal de avaliação, que apenas abrange opiniões limitadas (embora importantes) do momento.

O nosso objetivo foi fazer o seguimento não só junto das PME participantes, mas também com os oradores e expositores, para vermos que ação de seguimento eles assumiram ou receberam da parte de outros após o evento. Este exercício ainda está em curso, pois as ligações e conexões podem ocorrer apenas algum tempo após o evento.

A nossa última lição é a de que o seguimento e a reflexão após o evento são uma parte tão vital do processo, quanto o planeamento e a preparação o são antes dele. 

Email Software by Newsweaver