Nesta edição
Artigo em Destaque
Missões PME – Brevemente num Hub TRADEIT Perto de Si
Sucesso Sustentável em Berlim
Encontrar Tempo para o Futuro....
Charcutaria, Certificação de Segurança Alimentar, Principais Tendências na Panificação, Controlo Leiteiro e Infraestrutura de Rede Social
Outras Missões em Desenvolvimento
Missões PME – Brevemente num Hub TRADEIT Perto de Si
Missões são mais do que uma oportunidade para trabalhar em rede; a atenção centra-se na resolução de problemas
by Joan Lockyer
 

Ao longo dos dois anos em que o projeto TRADEIT tem sido executado, um dos seus principais objetivos tem sido apoiar o crescimento e a competitividade das PMEs através da utilização efetiva de tecnologia. Tendo em consideração que a nossa atenção se centra em PMEs dedicadas à produção de alimentos tradicionais nos setores dos laticínios, carnes e panificação, este é um grande desafio.

Ao longo desse tempo, falámos com muitas PMEs, mais de 700 participaram em eventos TRADEIT e muitas mais têm sido contactadas através dos nossos Hubs ou têm procurado aconselhamento junto dos nossos especialistas. O nosso objetivo com este diálogo permanente tem sido apoiar a adoção da inovação e/ou de práticas inovadoras por parte dos produtores artesanais de alimentos com os quais lidamos. Existem dois problemas que geralmente se colocam quando utilizamos as palavras "artesão" e "inovação" na mesma frase. Um é que muitos produtores artesanais mantêm-se dedicados ao seu ofício, sustentando que é a natureza manual do processo de produção que o torna merecedor da descrição "artesanal". O segundo problema é a suposição de que inovação deve ser de base tecnológica, quando, na realidade, inovação é qualquer coisa que seja nova para si, não algo que seja novo para o mundo e de que pode ser uma inovação de produto, processo ou serviço. A maneira em que a inovação pode ter impacto sobre as empresas empreendedoras artesanais é vasta e muito variada. Não tem de ter um impacto negativo sobre a essência do processo ou comprometer a ética do produtor para ser impactante de uma maneira positiva.

No TRADEIT, a nossa abordagem desde o início tem sido a de perguntar às empresas o que precisam, em vez de lhes dizer o que deveriam ter. A este respeito, os últimos dois anos têm sido caracterizados por uma série de exercícios de consulta em que perguntámos às empresas para nos falarem sobre as suas necessidades de negócio e dos fatores que mais inibem o seu potencial de crescimento. Inicialmente fizemo-lo através de um inquérito on-line e pequenos grupos de discussão e workshops.

Em parte em resposta ao dito acima e em parte baseado no nosso conhecimento das tendências (como “sem glúten” no setor da panificação), temos organizado uma série de eventos de brokerage. Tiveram lugar ao todo seis eventos de brokerage que centraram a sua atenção na especialização dos nossos Hubs setoriais. Três eventos abordaram necessidades transectoriais: sustentabilidade, embalagem, segurança alimentar e os outros três abordam as áreas de produto principal: laticínios, carnes e panificação.

Os eventos de brokerage juntaram fornecedores de tecnologia e conhecimento e PMEs num contexto muito específico. Os eventos proporcionaram às PME uma oportunidade de resolverem um problema tecnológico específico que tinham identificado e discutido com o consultor do Hub local. As reuniões bilaterais, um elemento chave dos eventos de brokerage, criaram o espaço para discussões detalhadas e trabalhos em rede entre fornecedor de tecnologia e produtor. Mas esta não tem sido a única maneira em que os problemas têm sido abordados. O TRADEIT reconhece que muita da aprendizagem ocorre através da assistência de colegas – artesão para artesão – e poderá não ter envolvido qualquer tipo de tecnologia. O que sabemos é que colegas do mesmo ramo se identificam com os desafios e frustrações de um contexto particular. Sabemos que estes profissionais possuem frequentemente um conhecimento profundo e duramente conquistado do setor e que a partilha desse conhecimento pode ser mais vantajoso do que a maioria das outras fontes de apoio e intervenção.

A nossa pesquisa e experiência também nos diz que as soluções dos problemas vividos pelos artesãos são muitas vezes mais do âmbito da gestão e das competências pessoais do que relacionadas com o produto. O produtor poderá precisar de ajuda na criação de uma estratégia para as redes sociais, ou na gestão dos empregados ou das contas. Também há muitos exemplos de problemas com cadeias de fornecimento e de distribuição que não afetam apenas um produtor individual, mas também o setor numa região específica ou agrupamentos de artesãos de vários setores.

Tendo o TRADEIT chegado ao seu último ano como projeto, as Missões PME constituem a fase final das atividades formais do projeto no apoio à transferência de inovação. Nos nove Hubs regionais têm estado a decorrer uma série de Missões e cada Missão é organizada em torno das necessidades das PME locais (em relação ao Hub específico). Detalhes sobre as Missões podem ser encontradas na página Web do TRADEIT e nos artigos desta newsletter. Algumas das Missões ainda estão "em curso". Por isso, agora é o momento ideal para entrar em contacto com o seu Hub local para manifestar o seu interesse num evento ou sugerir um tópico para uma Missão que poderá ser relevante para si ou o seu setor.

O objetivo das Missões é juntar pessoas com um problema comum a solucionar com aqueles com capacidade para fornecer uma solução, ou, no mínimo, aproximar o problema da resolução. Os artigos nesta newsletter fornecem alguns exemplos dos tipos de Missão que estão a ser planeadas. As Missões podem assumir muitas formas e começamos por descrevê-las genericamente como: micro; meso e macro, em termos de enfoque e escala.

A "micromissão" poderá ser um pequeno grupo de (menos de 10) produtores numa região ou setor específicos e que partilham um problema comum. Neste contexto, a missão é muito focada e mais uma mesa redonda moderada pelo consultor do Hub e apoiada por especialistas relevantes com conhecimentos sobre o problema específico a abordar. Missões de microescala também poderão ser necessárias como reflexo da vasta dispersão geográfica de artesãos em algumas das regiões abrangidas pelo Hub.

A "mesomissão" poderá ter uma escala maior (10 a 20 participantes) e abordar um problema mais geral ou uma escala mais ampla dentro de um setor ou região. Estes eventos reconhecem que uma solução de um problema poderá ser regional, em vez de em função de um produto ou setor.

As missões de macroescala poderão ser ao nível da indústria e ser mais relevantes para os produtores de maior escala. Isto reflete o entendimento de que o conceito de PME representa um amplo espetro de empresas, algumas com muitos empregados e uma infraestrutura complexa. Embora o termo "artesanal" poderá, para alguns, já não ser relevante no caso de empresas desta escala, reconhecemos que os problemas, com os quais os produtores de dimensão média se confrontam, continuam a necessitar de ser abordados e a experiência valiosa desses produtores ser partilhada com produtores de menor escala. A "macromissão" também poderá referir-se a um setor ou agrupamento específico, independentemente da escala do produtor.

As Missões alimentam o conceito do modelo "Small Business Technology Transfer and Research" (SBTTR) adotado pelo projeto TRADEIT. Este modelo de cinco fases tem por objetivo apoiar o processo de transferência de conhecimento e inovação para as pequenas e médias empresas (modelo anexado), com o objetivo de melhorar a sua competitividade global. As Missões têm por objetivo apoiar as fases 4 e 5 deste processo, ajudando as PME não apenas a encontrar soluções, mas a enfrentar as complexidades legais e contratuais de assegurar e adotar uma nova tecnologia. Pode também acontecer que a inovação já se encontra na PME e o produtor precisar de apoio em saber como proteger a sua propriedade intelectual.

Em resumo, as Missões TRADEIT existem para apoiar PMEs dedicadas à produção de alimentos tradicionais nos setores dos laticínios, carnes e panificação. Serão realizadas em toda a rede TRADEIT e constituirão uma oportunidade de ter acesso a aconselhamento e apoio de especialistas na resolução dos seus problemas. Trata-se de uma oportunidade boa demais para deixar passar.

Email Newsletter Software by Newsweaver