Nesta edição
Artigo em Destaque
Necessidades e Barreiras: Tecnologia, Inovação & Desenvolvimento de Negócio
Investigação de Alimentos Tradicionais e Esfera de Inovação
Últimas Notícias
Academia de Verão de Empreendedorismo
Produtor Traditional Food
Estudo de caso: Entrevista na Maitomaa
Investigação de Alimentos Tradicionais e Esfera de Inovação

O projeto TRADEIT está atualmente a identificar e priorizar futuras atividades de investigação para PMEs de Produção de Alimentos Tradicionais (PAT) nos setores de Laticínios, Carne e Panificação, a fim de promover investigação, desenvolvimento e inovação (IDI) no seio das empresas PAT.

Para determinar o atual estado da esfera de Inovação em Alimentos e Investigação no contexto das PMEs de produção de Alimentos Tradicionais, Artesanais e Étnicos, as recentes Agendas Estratégicas de Investigação e Inovação por toda a Europa e Nacionais, incluindo a ETP Food for Life, SRA 2007 e SRIA 2012, JPI "Um regime alimentar saudável para uma vida saudável", Comissão, Indústria Alimentar e de Bebidas, Estratégia de Inovação e a documentação de políticas foram revistas para identificar componentes relevantes para a Indústria de Alimentos Tradicionais.

Desafios científicos essenciais identificados para as PMEs de Produção de Alimentos Tradicionais:

  • Saúde & Nutrição: Com o aumento da exigência do consumidor de alimentos mais saudáveis e de alimentos com benefícios específicos para a saúde, existem oportunidades significativas de mercado que podem ser aproveitadas. A IDI é necessária para desenvolver e caracterizar produtos alimentares convenientes, de elevada qualidade e personalizados, correspondentes às diversas exigências do consumidor, incluindo estudos para explorar e verificar o efeito de alimentos específicos sobre a saúde humana.
  • Segurança: A segurança alimentar permanece uma prioridade para a Indústria Alimentar Europeia, com recentes incidentes em grande escala relacionadas com a segurança alimentar. As necessidades essenciais de IDI são as tecnologias para a caracterização, deteção precoce e eliminação de perigos químicos, biológicos, relacionados com o processamento.
  • Sustentabilidade e Produção Ética: Cobertura de múltiplos tópicos, como segurança alimentar, agricultura sustentável, desafio bioeconómico, eficiência de recursos e distribuição alimentar. As PMEs enfrentam também difíceis restrições económicas para satisfazerem a rigorosa legislação ambiental da UE (por exemplo, IPPC, custos de conformidade de regimes de comércio de emissões).
  • Processamento e embalagem de alimentos: Novas tecnologias de processamento, produção e embalagem são exigidas, obtendo estas um equilíbrio entre o melhor desempenho processual e o impacto na qualidade alimentar, segurança, desempenho e impacto ambiental (p.ex. baixos níveis de resíduos, embalagens ativas e inteligentes).
  • Sensibilização do consumidor: São necessários estudos para compreender melhor o consumidor e para garantir que os novos desenvolvimentos relacionados com alimentos, como parte de dietas equilibradas e estilos de vida ativos, são aceites pelo consumidor.
  • A cadeia alimentar: Existe uma necessidade de ajustar a tendência de uma maior integração processual ao longo da cadeia de valor para a organização de uma abordagem em rede flexível e recetiva para adaptar rapidamente, para ultrapassar problemas estruturais e para colocar o foco nas necessidades do consumidor. Tecnologias que desenvolvam uma melhor logística (desde o agricultor, processador, distribuidor, vendedor, consumidor), um maior conhecimento das preferências do consumidor, estratégias de preços, a exploração de estruturas de retalho e atividades originadas pela inovação social são necessárias.
  • Inovação: Facilitação e promoção contínuas de inovação no setor alimentar são necessárias para garantir que o setor evolui e volta a ganhar o seu posicionamento competitivo num contexto global.

Este conhecimento será mobilizado em futuras consultas às partes interessadas, a fim de acelerar e focar discussões em áreas essenciais com importância para os produtores de produtos alimentares tradicionais, artesanais e agroalimentares para desenvolver uma Agenda Estratégia de Investigação e Inovação para as PMEs europeias.

A agenda de investigação desenvolvida irá propor tópicos para a promoção do investimento no desenvolvimento de tecnologias e processos relevantes e economicamente viáveis no contexto de empresas de produtos alimentares de pequena e micro escala.

Atualmente, existe uma consulta a nível europeu para a identificação de necessidades e tópicos de investigação; sugestões e recomendações são bem-vindas em info@tradeitnetwork.eu

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver