Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 1: Aprender com os outros e com os especialistas
Lição 2: Considerar as vantagens da associação do evento de brokerage a um internacionalmente importante
Lição 3: Concentração no que é importante e relevante para o público
Lição 4: Utilização das redes
Lição 5: Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas Inovação e transferência de tecnologia para as PMEs
Lição 4: Utilização das redes
Mediação de laticínios artesanais em Poznan
 

A organização de um evento de brokerage bem sucedido requer concentração e conhecimentos pormenorizados sobre o tema. Enquanto os especialistas no tema são fundamentais para o processo de desenvolvimento de um evento bem sucedido, a abordagem do TRADEIT tem sido reunir um grupo de parceiros com vastos contactos nos seus mercados, para além do conhecimento especializado de um setor específico.

Assim, o gestor do Hub de laticínios polaco, ao elaborar o programa para o evento de laticínios, utilizou o conhecimento e contactos dos colegas TRADEIT para lhe conferir uma dimensão transeuropeia. No entanto, o desenvolvimento de um programa que refletisse as necessidades dos produtores e as ideias mais recentes do meio académico teve como base a sua própria vasta rede profissional e académica.

O TRADEIT é um projeto totalmente focado na cooperação internacional, pelo que o programa proposto foi partilhado com colegas de outros países e com as PMEs produtoras de laticínios que já faziam parte do projeto, para garantir que os temas eram interessantes para todos os membros do projeto. O resultado foi um programa de oradores e investigadores que ofereceram novas oportunidades a todo o grupo de participantes.



Participantes no evento de brokerage de laticínios em Poznan

Este foco é muito importante: é essencial atrair uma boa variedade de investigadores, fornecedores de tecnologia e representantes de PMEs. Portanto, os temas a discutir devem ser interessantes para todos. Tal requer um cuidado equilíbrio e o programa deve estar terminado a tempo suficiente para o publicitar junto das pequenas empresas que precisamos que participem. As necessidades das pequenas empresas são geralmente tecnologias que possam ser adotadas rapidamente. No geral, o tempo de que as pessoas dispõem para trabalhos de desenvolvimento é reduzido e o investimento na empresa necessita de ser de retorno relativamente rápido. Isto significa que as tecnologias apresentadas devem estar prontas, ou quase prontas, para o mercado.

O evento em Poznan concentrou-se nas necessidades da indústria dos laticínios. O organizador do evento, a Food Concept, está muito bem relacionado nesta indústria. Por este motivo, conseguiram reunir oradores para quatro temas abrangentes:

  • Tendências nos mercados de laticínios
  • Novas tecnologias para a produção tradicional de produtos lácteos
  • Processamento sustentável de laticínios
  • Segurança alimentar e autenticidade
Este programa atraiu noventa e três participantes da Polónia, Irlanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Portugal e Espanha. A maioria participou nas reuniões bilaterais (tiveram lugar 152 reuniões), organizadas com outros participantes para discutir as suas necessidades e criar novas oportunidades de inovação. Ainda é cedo, mas já foram iniciados alguns projetos empolgantes.

Para manter a temática, estiveram presentes na conferência produtores de queijos locais, despertando o interesse nos seus produtos em vários produtores europeus, e foi organizada uma visita a uma fábrica de laticínios polaca. No geral, foi um evento fascinante, que nos faz prever algumas interessantes colaborações.
Newsletter Marketing Powered by Newsweaver