Nesta edição
Artigo em Destaque
Relações a longo prazo - um motivo para a participação ativa das PMEs
Eventos Recentes
As necessidades de investigação e as barreiras à inovação que as pequenas PME de produtos alimentares tradicionais enfrentam
Fonte de Inovação na Panificação TRADEIT em Potsdam
Relações a longo prazo - um motivo para a participação ativa das PMEs

Na Finlândia, os conselheiros TRADEIT do parceiro de projeto TRADEIT de Savônia estão a apoiar uma rede de PMEs de produtores de alimentos tradicional, localizada predominantemente na área da cidade de Kuopio na Finlândia. A Savonia UAS construiu estreitas relações com estas empresas regionais que utilizam o modelo OIS de aprendizagem do Espaço de Inovação Aberto para apoio às PMEs.

 

Localizar os módulos de formação para a rede de PMEs Finlandesa
O projeto TRADEIT foi concebido para facilitar a transferência de conhecimento como resposta às necessidades específicas das PME a nível regional. Na Finlândia, o processo envolveu uma análise das necessidades e barreiras e visitas no local com os produtores de alimentos para identificar as necessidades específicas das PMEs da região. A equipa de transferência de conhecimento de Savônia (figura 1) respondeu através do desenvolvimento de workshops, selecionando e localizando o conteúdo dos quatro módulos de formação sobre Segurança Alimentar, Rotulagem e Marketing, Gestão da Cadeia de Abastecimento, Competitividade e Estratégias de Preços para abordar especificamente os itens prioritários para as empresas finlandesas. Um exemplo disso é a inclusão do novo sistema OIVA em caso de questões de Segurança Alimentar.

 
Figura 1.
Em meados de agosto, a visita da Dr.ª Catherine Halbert à Future Food Hub Finland foi de máxima utilidade para aprofundar o desenvolvimento de todos os módulos de formação antes da sua entrega. Na fotografia, da esquerda para a direita: um empresário Tradeit, Risto Hallman; a Dr.ª Catherine Halbert; o formador, M.Sc. Kai Selander (módulo 2); a formadora, M.Sc. Sirpa Vauhkonen (módulo 3); a consultora da hub, Dr.ª Anna-Maria Saarela; e a formadora, M.Sc. Mari Vartiainen (módulo 4).

Sessões práticas interativas de aprendizagem orientada para a ação para PMEs TRADEIT
Os quatro módulos foram dados através de uma abordagem baseada na aprendizagem interativa orientada para a ação, o que permitiu que os produtores alimentares participantes partilhassem as suas experiências, debatessem problemas comuns e abordagens bem-sucedidas e desenvolvessem potenciais soluções. O feedback recebido por parte das empresas tem sido positivo, tanto em relação ao conteúdo como em relação ao apoio prestado, e em particular as oportunidades que foram apresentadas quanto às possibilidades de trabalharem em rede. As PME pediram sessões adicionais, que ocorrerão nos inícios de 2015.

 
Figura 2. A segunda sessão interativa de aprendizagem orientada para a ação: Competitividade, modelos de custos e estratégias de preços para o setor de produtos alimentares tradicional, dada pelo formador M.Sc. Kai Selander, teve lugar a 8 de outubro com a participação de 12 PMEs.

Desenvolvimento de produtos orientado para o consumidor
A universidade de ciências aplicadas de Savônia, através da Future Food Hub, oferece uma vasta gama de serviços e instalações para o desenvolvimento de produtos orientado para o consumidor, como o laboratório para testes de produtos alimentares, o laboratório para produções alimentares piloto e um laboratório de estudo de consumidores ajustável, que pode ser transformado de uma cozinha doméstica num restaurante, num espaço de avaliação individual para 7 pessoas ou numa mesa redonda para painéis de consumidores com possibilidades de observação multifuncionais (Figura 3). A Hub especializou-se em serviços de desenvolvimento de produtos, tais como criação de ideias, desenvolvimento de protótipos, otimização de produtos, análises químicas e microbianas, exames organolépticos por painéis de especialistas e de consumidores, marketing e lançamento de produtos.

 

Encontre mais informações sobre os serviços da Future Food Hub:
ALIMENTOS – serviços de desenvolvimento de produtos
ALIMENTOS – serviços de estudos de consumidores

 
Figura 3. A sala ajustável para painéis de consumidores Future Food pode ser transformada de cozinha doméstica em restaurante e espaço de avaliação individual para 7 pessoas até mesa redonda para painéis de consumidores, com possibilidades de observação multifuncionais

Abordagem única de recolha de dados em situações reais disponível para aumentar as vendas de produtos das PME
Um método de estudo de consumidores reconhecido internacionalmente chamado Análise de Protocolos Verbais (Verbal Analysis Protocol) combinado com a Observação Audiovisual sem Fios (Wireless Audio-Visual Observation) em situações reais (VAP-WAVO) é uma oferta de apoio disponível à Rede de PMEs TRADEIT através da Future Food Hub na Savônia. A abordagem constitui uma técnica útil que permite que os consumidores contribuam na orientação da inovação em desenvolvimento de produtos orientado para o consumidor, conforme as necessidades das empresas. Esta abordagem inovadora foi aplicada com sucesso por uma padaria, a Trube Ltd., que contribuiu para o aumento das vendas de pão de canela em 88% e de pão de manteiga em 22%. (Figura 5) Durante o projeto TRADEIT, a Future Food Hub irá dar o módulo Estratégias de desenvolvimento de produto orientadas para o consumidor para alimentos tradicionais, que também descreve várias outras abordagens sobre como utilizar os consumidores no desenvolvimento de produtos das PMEs. O objetivo principal da Future Food Hub é permitir que empreendedores, educadores, cientistas, inovadores e consumidores colaborem mais de perto utilizando abordagens inovadoras de modo a criarem novo valor para toda a cadeia alimentar.

 
Figura 4. De acordo com dados orientados para o consumidor recolhidos no campo utilizando esta abordagem inovadora, uma padaria com o nome Trube Ltd. aumentou as vendas de pão de canela em 88% e de pão de manteiga em 22%, afirmou o diretor da empresa, Sr. Jarmo Tolvanen, retratado na fotografia com a consultora da hub, Dr.ª Anna-Maria Saarela, e a conferencista principal, Anja-Riitta Keinänen.

Os interessados em participar nos workshops de desenvolvimento de produtos orientados para o consumidor deverão contactar a Dr.ª Anna Maria Saarela pelo e-mail anna-maria.saarela@savonia.fi.

 

*) Saarela A-M, Kantanen T, Lapveteläinen A, Mykkänen H, Karppinen H, Rissanen R. Combining Verbal Analysis Protocol and Wireless Audio-Visual Observation to Examine Consumers’ Supermarket Shopping Behavior. International Journal of Consumer Studies. doi: 10.1111/ijcs.12022, 2013.

Email Software by Newsweaver