Nesta edição
Artigo em Destaque
TRADEIT Marketplace
Eventos Recentes
Academia de Verão de Empreendedorismo
Últimas Notícias
Formação para Produtores de Alimentos Tradicionais
Pesquisa de Redes de Distribuição
Produtor Traditional Food
Padaria Reiner Stolzenberger
Academia de Verão de Empreendedorismo
Mentes Abertas e Portas Abertas
by Breda o Dwyer
 
Dr. Mike Knowles, Professor Xavier Gellynck, Tim Hayes e TRADEIT AVE Equipe
Dr. Mike Knowles, Professor Xavier Gellynck, Tim Hayes e TRADEIT AVE Equipe

A Academia de Verão de Empreendedorismo TRADEIT inaugural decorreu no Instituto de Tecnologia Tralee entre 15 e 18 de junho. 

O intensivo programa de formação de 3 dias foi concebido para desenvolver a mentalidade empresarial de Investigadores Alimentares e Gestores de Centros de Investigação, fornecendo-lhes um conjunto de competências necessárias para tirar proveito do raciocínio inovador, permitindo a gestão estratégica e apropriada de atividades RDI, programas e parcerias industriais com vista à comercialização e impacto económico mensurável. Aos participantes foi entregue um pack de recursos e oficinas interativas personalizadas fornecendo conteúdo, que desafiava a aplicação comercial das suas investigações dentro de um empresa alimentar existente. Todo o conteúdo fornecido era constituído por recursos e modelos on-line.

26 estudantes de doutoramento/gestores de centros de investigação foram selecionados para participarem na Academia. Incluindo os formadores, oradores principais, painelistas e representantes de empresas e do mundo académico, estiveram mais do que 70 participantes no evento, tendo todo o evento sido de enorme benefício para os participantes.

O Projeto TRADEIT aplicou uma abordagem criativa à sua Academia de Verão de Empreendedorismo ao criar um ambiente de aprendizagem baseado na experiência, ao permitir que os participantes dos três programas de formação em empreendedorismo coexistissem enquanto durasse e depois de terminar a academia, através de cooperação subsequente e apoio on-line. Proporcionou um ambiente de aprendizagem inovador que almeja alentar o conhecimento com os pares, mentorship, role modeling e trabalho em rede – uma estratégia de planeamento de sucessão única para este pacote de trabalho e, globalmente, para o TRADEIT

O Instituto de Tecnologia Tralee, juntamente com a Universidade de Coventry, a Universidade de East London e Savonia UAS (Finlândia), forneceu o conteúdo académico e a apresentação, partilhando conhecimentos especializados nas áreas de Mentalidade Empresarial, Reconhecimento de Oportunidades e Geração de Ideias, Inovação Social, Empreendedorismo Feminino, Modelos de Negócio Escaláveis, Estratégias de Lançamento no Mercado, Finanças, IP, Mentorship, Trabalho em Rede, Competências de Venda e de Argumentação.

Oradores como o Professor Xavier Gellynck, Dr. Michael Knowles, Tim Hayes, Professor Brian McKenna, Donal O'Connell, Dr. John McManus, Dr.ª Kerstin Lienemann, Eamonn Burke e Brian Purcell partilharam o seu conhecimento especializado com os participantes num fórum altamente interativo e aberto que suscitou muita discussão e debate.

Donal O'Connell, o orador principal no jantar da Academia, partilhou a sua visão sobre as oportunidades para empresas alimentares e investigação na Europa e reiterou a necessidade de network, network, network (trabalhar em rede, trabalhar em rede, trabalhar em rede) visto que soluções e inovações empresariais bem-sucedidas só crescerão e desenvolver-se-ão através de pessoas. Todos aqueles que estiveram presentes no jantar tiveram a oportunidade de provar e saborear produtos de padarias, produtores de carne e de laticínios locais enquanto trabalhavam em rede e conversavam com representantes da indústria durante a refeição.

A cada participante foi dada a oportunidade de apresentar e partilhar a sua investigação em póster ao longo de toda a academia. Na academia foram entregues 3 prémios:

  • Prémio Colaboração entre Investigação e Empresas
  • Prémio Gestor de Centros de Investigação
  • Prémio Empresa de Produtos Alimentares

O prémio baseava-se em: uma apresentação individual em póster sobre a sua investigação, que foi exibido durante os três dias da academia; uma argumentação de um minuto sobre o potencial comercial da sua investigação a uma empresa existente e a argumentação apresentada ao painel de peritos aplicado no último dia do programa. Representantes de PMEs locais do setor alimentar e empresas multinacionais do setor alimentar participaram nos painéis.

Os Prémios de Inovação TRADEIT foram entregues na cerimónia de encerramento. Cada premiado receberá 6 sessões de mentoring aplicado, apoiando a comercialização da sua investigação... A todos os participantes será providenciado acesso à rede on-line TRADEIT.

Foram os seguintes os vencedores da Academia de Verão de Empreendedorismo TRADEIT inaugural:
1. Prémio Colaboração entre Investigação e Empresas: Ricardo Malheiro, Produtos à base de pão e de azeitonas: uma estratégia de valorização 3 em 1 Universidade do Porto e CIMO – Centro de Investigação de Montanha da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Bragança (Portugal)
2. Prémio Gestor de Centros de Investigação: Silvia Bellato, Cereais para consumo humano como fonte de fibras solúveis e compostos fenólicos úteis para a melhoria e manutenção da saúde, Unidade de Investigação CRA-QCE para Qualidade de Cereais, Universidade de Roma
3. Prémio Empresa de Produtos Alimentares: Esereosa Dilenu Ama Otiwa Omoarukhe, Bebidas Naturais Saudáveis. Universidade de Reading

A coordenadora TRADEIT, a Dr.ª Helena McMahon, afirmou que:
“Os produtores de alimentos tradicionais e artesanais tendem a ser empresas de pequena escala a microescala, tendo tipicamente poucos recursos para fazer face às crescentes exigências do mercado em áreas como rastreabilidade, sustentabilidade, conveniência, segurança alimentar e gestão de fornecimento. Além disso, se quisermos que sejam competitivas e cresçam, é essencial que estas empresas se envolvam em atividades baseadas na inovação.” A Academia de Verão de Empreendedorismo, a qual é uma das iniciativas do projeto TRADEIT, procura responder a este falha, fornecendo competências necessárias a investigadores alimentares para que estes se envolvam em atividades de IDI colaborativas com a indústria, de modo a transferir investigação e tecnologia para as empresas alimentares e/ou criar os seus próprios negócios.

Parabéns a todos e esperamos encontrar-vos e trabalhar com os nossos participantes na nossa próxima Academia de Verão de Empreendedorismo que terá lugar em Itália, em junho de 2015. A edição de 2015 terá lugar em Itália – organizada pela APRE. Foi desenvolvida uma base excelente e a 1.ª Academia também ensinou muito, o que irá estabelecer a evolução e a conceção da Academia 2015. A rede TRADEIT tem agora um grupo de ex-alunos, cujo sucesso das suas oportunidades comerciais esperamos vir a testemunhar no futuro, fruto da sua pesquisa..

As candidaturas à participação competitiva abrirão em dezembro de 2014. 

Email Software by Newsweaver