A Academia de Verão de Empreendedorismo TRADEIT inaugural decorreu no Instituto de Tecnologia Tralee entre 15 e 18 de junho.
O intensivo programa de formação de 3 dias foi concebido para desenvolver a mentalidade empresarial de Investigadores Alimentares e Gestores de Centros de Investigação, fornecendo-lhes um conjunto de competências necessárias para tirar proveito do raciocínio inovador, permitindo a gestão estratégica e apropriada de atividades RDI, programas e parcerias industriais com vista à comercialização e impacto económico mensurável. Aos participantes foi entregue um pack de recursos e oficinas interativas personalizadas fornecendo conteúdo, que desafiava a aplicação comercial das suas investigações dentro de um empresa alimentar existente. Todo o conteúdo fornecido era constituído por recursos e modelos on-line.
26 estudantes de doutoramento/gestores de centros de investigação foram selecionados para participarem na Academia. Incluindo os formadores, oradores principais, painelistas e representantes de empresas e do mundo académico, estiveram mais do que 70 participantes no evento, tendo todo o evento sido de enorme benefício para os participantes.
O Projeto TRADEIT aplicou uma abordagem criativa à sua Academia de Verão de Empreendedorismo ao criar um ambiente de aprendizagem baseado na experiência, ao permitir que os participantes dos três programas de formação em empreendedorismo coexistissem enquanto durasse e depois de terminar a academia, através de cooperação subsequente e apoio on-line. Proporcionou um ambiente de aprendizagem inovador que almeja alentar o conhecimento com os pares, mentorship, role modeling e trabalho em rede – uma.
O Instituto de Tecnologia Tralee, juntamente com a Universidade de Coventry, a Universidade de East London e Savonia UAS (Finlândia), forneceu o conteúdo académico e a apresentação, partilhando conhecimentos especializados nas áreas de Mentalidade Empresarial, Reconhecimento de Oportunidades e Geração de Ideias, Inovação Social, Empreendedorismo Feminino, Modelos de Negócio Escaláveis, Estratégias de Lançamento no Mercado, Finanças, IP, Mentorship, Trabalho em Rede, Competências de Venda e de Argumentação.
Oradores como o Professor Xavier Gellynck, Dr. Michael Knowles, Tim Hayes, Professor Brian McKenna, Donal O'Connell, Dr. John McManus, Dr.ª Kerstin Lienemann, Eamonn Burke e Brian Purcell partilharam o seu conhecimento especializado com os participantes num fórum altamente interativo e aberto que suscitou muita discussão e debate.
Donal O'Connell, o orador principal no jantar da Academia, partilhou a sua visão sobre as oportunidades para empresas alimentares e investigação na Europa e reiterou a necessidade de network, network, network (trabalhar em rede, trabalhar em rede, trabalhar em rede) visto que soluções e inovações empresariais bem-sucedidas só crescerão e desenvolver-se-ão através de pessoas. Todos aqueles que estiveram presentes no jantar tiveram a oportunidade de provar e saborear produtos de padarias, produtores de carne e de laticínios locais enquanto trabalhavam em rede e conversavam com representantes da indústria durante a refeição.
A cada participante foi dada a oportunidade de apresentar e partilhar a sua investigação em póster ao longo de toda a academia. Na academia foram entregues 3 prémios:
- Prémio Colaboração entre Investigação e Empresas
- Prémio Gestor de Centros de Investigação
- Prémio Empresa de Produtos Alimentares
O prémio baseava-se em: uma apresentação individual em póster sobre a sua investigação, que foi exibido durante os três dias da academia; uma argumentação de um minuto sobre o potencial comercial da sua investigação a uma empresa existente e a argumentação apresentada ao painel de peritos aplicado no último dia do programa. Representantes de PMEs locais do setor alimentar e empresas multinacionais do setor alimentar participaram nos painéis.
Os Prémios de Inovação TRADEIT foram entregues na cerimónia de encerramento. Cada premiado receberá 6 sessões de mentoring aplicado, apoiando a comercialização da sua investigação... A todos os participantes será providenciado acesso à rede on-line TRADEIT.
Foram os seguintes os vencedores da Academia de Verão de Empreendedorismo TRADEIT inaugural:
1. Prémio Colaboração entre Investigação e Empresas: Ricardo Malheiro, Produtos à base de pão e de azeitonas:
2. Prémio Gestor de Centros de Investigação: Silvia Bellato, Cereais para consumo humano como fonte de fibras solúveis e compostos fenólicos úteis para a melhoria e manutenção da saúde, Unidade de Investigação CRA-QCE para Qualidade de Cereais, Universidade de Roma
3. Prémio Empresa de Produtos Alimentares: Esereosa Dilenu Ama Otiwa Omoarukhe, Bebidas Naturais Saudáveis. Universidade de Reading
A coordenadora TRADEIT, a Dr.ª Helena McMahon, afirmou que:
“Os produtores de alimentos tradicionais e artesanais tendem a ser empresas de pequena escala a microescala, tendo tipicamente poucos recursos para fazer face às crescentes exigências do mercado em áreas como rastreabilidade, sustentabilidade, conveniência, segurança alimentar e gestão de fornecimento. Além disso, se quisermos que sejam competitivas e cresçam, é essencial que estas empresas se envolvam em atividades baseadas na inovação.”
Parabéns a todos e esperamos encontrar-vos e trabalhar com os nossos participantes na nossa próxima Academia de Verão de Empreendedorismo que terá lugar em Itália, em junho de 2015. A edição de 2015 terá lugar em Itália – organizada pela APRE. Foi desenvolvida uma base excelente e a 1.ª Academia também ensinou muito, o que irá estabelecer a evolução.
As candidaturas à participação competitiva abrirão em dezembro de 2014.