Nesta edição
Artigo em Destaque
Apresentação do Projeto
Eventos Recentes
Reunião de Lançamento do Projeto TRADEIT
Últimas Notícias
Centros de Apoio para Produtores de Alimentos Tradicionais
Aprendizagem ativa
Academia de Verão TRADEIT para o Empreendedorismo
Produtor Traditional Food
Caso de estudo TRADEIT: Perfil de um Produtor de Queijo Tradicional Irlandês
Aprendizagem ativa
 

Na rede TRADEIT colaboramos com o objetivo de desenvolvermos o setor alimentar tradicional; mas o que significa "colaboração"? Colaboração pode descrever toda uma série de diferentes tipos de relações entre organizações, como alianças, joint ventures, parcerias e redes.  Contudo, tais relações podem ser difíceis de definir, devido à singularidade do contexto e aos indivíduos envolvidos em cada uma. Em termos gerais, no entanto, a colaboração pode ser considerada como uma relação contínua, cooperativa e coordenada, entre dois ou mais indivíduos ou organizações, tentando resolver problemas ou beneficiar de oportunidades. A rede TRADEIT será apoiada nos seus esforços de colaboração através da aprendizagem ativa.

O que é a aprendizagem ativa e de que forma ajuda as pessoas a aprenderem e a resolverem problemas?

Ciclos de Ação e Reflexão

A aprendizagem ativa começa com um desafio ou problema complicado que esteja a enfrentar enquanto pessoa individual ou empresa

De que se trata…

 




A aprendizagem ativa é exatamente aquilo que as palavras sugerem: realizar uma ação; aprender com a ação – planear outra ação – aprender com ela. No entanto, não se trata simplesmente de uma “aprendizagem pela prática”, como, por vezes, a caraterizam erradamente. Trata-se de uma forma de aprendizagem com e através dos outros durante a superação de problemas complicados, tipicamente envolvendo um pequeno grupo de pessoas que se reúnem para ultrapassarem problemas complicados através do questionamento mútuo, da experimentação e da reflexão.

A Aprendizagem Ativa tem demonstrado ser eficaz na promoção do desenvolvimento de redes. Em redes eficazes, os membros aprendem uns com os outros em benefício mútuo, mas o simples facto de reunir pessoas e chamar um grupo de ‘rede’ não é garantia de que esta aprendizagem irá ocorrer. No entanto, a aprendizagem recíproca é essencial para os membros da rede, tal como o aperfeiçoamento é fundamental para a competitividade das redes e requer que os membros participantes colaborem na identificação e introdução de alterações. A melhoria estratégica colaborativa pode ser vista como um círculo de atividades, no qual os membros de uma rede podem empenhar-se. Associar este círculo com a aprendizagem ativa disciplinada permite à rede obter experiência através de ações colaborativas. Desta forma, uma rede pode aprender com a experiência e implantar essa aprendizagem no mercado.

O ponto central do apoio da Aprendizagem Ativa no âmbito do projeto TRADEIT situa-se em três níveis específicos: Nível 1) o Conselho de Gestão do Projeto (Project Management Board, PMB), Nível 2) os Polos Regionais de Transferência de Tecnologia e Conhecimento TRADEIT e Nível 3) as PMEs de Produtos Alimentares Tradicionais. Os consultores dos polos já são peritos na sua área e possuem experiência no trabalho com PMEs, mas a aprendizagem ativa (AA) pode ser usada por eles para aumentarem o seu apoio ao desenvolvimento da capacidade das PMEs de Produtos Alimentares Tradicionais para incorporarem mudanças (novas tecnologias, produtos e processos) e desenvolverem relações externas com as PMEs e parceiros da rede TRADEIT. A AA também desenvolverá a capacidade do Conselho de Gestão do Projeto (PMB) em apoiar a inovação e a aprendizagem nas PMEs.

O Pacote de Recursos de Ferramentas de Colaboração TRADEIT, desenvolvido pelo PT5 [Instituto de Tecnologia de Tralee (ITT) e Trinity College de Dublin], fornecerá um conjunto de recursos que guiarão os membros através de vários aspectos de desenvolvimento e apoio à colaboração através da aprendizagem ativa. Este pacote de recursos estará disponível no website do projeto para todos os membros da rede TRADEIT e será atualizado regularmente durante o projeto, com base no feedback dos parceiros do projeto. O ITT será responsável por qualquer atualização, mas todos os parceiros são incentivados a contribuírem com recomendações e alterações.

Para conhecer um exemplo pormenorizado da utilização da aprendizagem ativa no âmbito de redes pan-europeias, consulte:-

David Coghlan, Paul Coughlan, (2006) "Designing and implementing collaborative improvement in the extended manufacturing enterprise: Action learning and action research (ALAR) in CO-IMPROVE", Learning Organization, The, Vol. 13, 2ª edição, págs. 152 – 165

http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?articleid=1545873&show=abstract

Email Newsletter Software by Newsweaver