Aprendizagem ativa
|
Na rede TRADEIT colaboramos com o objetivo de desenvolvermos o setor alimentar tradicional; mas o que significa "colaboração"? Colaboração pode descrever toda uma série de diferentes tipos de relações entre organizações, como alianças, joint ventures, parcerias e redes. Contudo, tais relações podem ser difíceis de definir, devido à singularidade do contexto e aos indivíduos envolvidos em cada uma. Em termos gerais, no entanto, a colaboração pode ser considerada como uma relação contínua, cooperativa e coordenada, entre dois ou mais indivíduos ou organizações, tentando resolver problemas ou beneficiar de oportunidades. A rede TRADEIT será apoiada nos seus esforços de colaboração através da aprendizagem ativa.
O que é a aprendizagem ativa e de que forma ajuda as pessoas a aprenderem e a resolverem problemas?
Ciclos de Ação e Reflexão
A aprendizagem ativa começa com um desafio ou problema complicado que esteja a enfrentar enquanto pessoa individual ou empresa
De que se trata…
A aprendizagem ativa é exatamente aquilo que as palavras sugerem: realizar uma ação; aprender com a ação – planear outra ação – aprender com ela. No entanto, não se trata simplesmente de uma “aprendizagem pela prática”, como, por vezes, a caraterizam erradamente. Trata-se de uma forma de aprendizagem com e através dos outros durante a superação de problemas complicados, tipicamente envolvendo um pequeno grupo de pessoas que se reúnem para ultrapassarem problemas complicados através do questionamento mútuo, da experimentação e da reflexão.
A Aprendizagem Ativa tem demonstrado ser eficaz na promoção do desenvolvimento de redes. Em redes eficazes, os membros aprendem uns com os outros em benefício mútuo, mas o simples facto de reunir pessoas e chamar um grupo de ‘rede’ não é garantia de que esta aprendizagem irá ocorrer. No entanto, a aprendizagem recíproca é essencial para os membros da rede, tal como o aperfeiçoamento é fundamental para a competitividade das redes e requer que os membros participantes colaborem na identificação e introdução de alterações. A melhoria estratégica colaborativa pode ser vista como um círculo de atividades, no qual os membros de uma rede podem empenhar-se. Associar este círculo com a aprendizagem ativa disciplinada permite à rede obter experiência através de ações colaborativas. Desta forma, uma rede pode aprender com a experiência e implantar essa aprendizagem no mercado.
O ponto central do apoio da Aprendizagem Ativa no âmbito do projeto TRADEIT situa-se em três níveis específicos: Nível 1) o Conselho de Gestão do Projeto (Project Management Board, PMB), Nível 2) os Polos Regionais de Transferência de Tecnologia e Conhecimento TRADEIT e Nível 3) as PMEs de Produtos Alimentares Tradicionais. Os consultores dos polos já são peritos na sua área e possuem experiência no trabalho com PMEs, mas a aprendizagem ativa (AA) pode ser usada por eles para aumentarem o seu apoio ao desenvolvimento da capacidade das PMEs de Produtos Alimentares Tradicionais para incorporarem mudanças (novas tecnologias, produtos e processos) e desenvolverem relações externas com as PMEs e parceiros da rede TRADEIT. A AA também desenvolverá a capacidade do Conselho de Gestão do Projeto (PMB) em apoiar a inovação e a aprendizagem nas PMEs.
O Pacote de Recursos de Ferramentas de Colaboração TRADEIT, desenvolvido pelo PT5 [Instituto de Tecnologia de Tralee (ITT) e Trinity College de Dublin], fornecerá um conjunto de recursos que guiarão os membros através de vários aspectos de desenvolvimento e apoio à colaboração através da aprendizagem ativa. Este pacote de recursos estará disponível no website do projeto para todos os membros da rede TRADEIT e será atualizado regularmente durante o projeto, com base no feedback dos parceiros do projeto. O ITT será responsável por qualquer atualização, mas todos os parceiros são incentivados a contribuírem com recomendações e alterações.
Para conhecer um exemplo pormenorizado da utilização da aprendizagem ativa no âmbito de redes pan-europeias, consulte:-
David Coghlan, Paul Coughlan, (2006) "Designing and implementing collaborative improvement in the extended manufacturing enterprise: Action learning and action research (ALAR) in CO-IMPROVE", Learning Organization, The, Vol. 13, 2ª edição, págs. 152 – 165
http://www.emeraldinsight.com/journals.htm?articleid=1545873&show=abstract
|
|