Feature Article
Avaliação dos eventos de brokerage: Lições do TRADEIT – Parte I
Artigo do editor
by Joan Lockyer
 

A conclusão dos eventos de brokerage é um marco importante para o projeto TRADEIT, pelo que dois boletins informativos irão demonstrar a contribuição que estes eventos têm vindo a prestar ao projeto. O presente boletim informativo representa a primeira parte, e concentra-se nos eventos de brokerage TRADEIT e as primeiras cinco lições aprendidas.


A conclusão dos eventos de brokerage é um marco importante para o projeto TRADEIT, pelo que dois boletins informativos irão demonstrar a contribuição que estes eventos têm vindo a prestar ao projeto. O presente boletim informativo representa a primeira parte, e concentra-se nos eventos de brokerage TRADEIT e as primeiras cinco lições aprendidas.

Um evento de brokerage pretende reunir indivíduos com um interesse comum. Pode ser um problema que é necessário resolver, uma solução a oferecer ou uma abordagem diferente que é necessário testar ou explorar. Os pontos comuns são a tecnologia e a inovação. Através da mediação, tentámos criar uma oportunidade de interligar uma diversidade de interessados (PMEs, fornecedores de tecnologia, investigadores e inovadores) de toda a Europa, num evento com o objetivo de oferecer oportunidades únicas para que os participantes adquiram uma perceção do valor e do impacto de intervenções de suporte inovadoras. Ao longo de seis eventos, desenvolvemos um modelo de brokerage que ofereceu um exemplo de boas práticas para a comunicação de avanços tecnológicos e inovação a PMEs produtoras de alimentos tradicionais, nos setores dos laticínios, carne e panificação. Para além de eventos específicos dos setores, realizaram-se eventos de brokerage transversais a todos os setores, com ênfase na sustentabilidade, embalagem e segurança alimentar.

Estes dois boletins informativos apresentam os destaques de cada evento de brokerage realizados ao longo destes três anos. Tentámos apurar as principais lições da nossa experiência e usá-las para um resumo de 10 recomendações para o planeamento e execução de eventos de brokerage eficazes. Os artigos contêm os pormenores, mas eis um sumário das 10 lições aprendidas com os eventos TRADEIT:

Primeira parte:

  • Aprender com os outros e com os especialistas.
  • Considerar as vantagens da associação do evento a um internacionalmente importante.
  • Concentração no que é importante e relevante para o público.
  • Utilização das redes.
  • Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas.
Segunda parte (próximo boletim informativo, dentro de 2 semanas):
  • A tecnologia pode facilitar o planeamento.
  • Criação de oportunidades de negócio.
  • Integração de algum tempo livre para que os participantes se possam conhecer informalmente.
  • Importância da escolha e a organização do espaço do evento.
  • Importância fundamental das reflexões e seguimento após o evento.
Próximos eventos
Open to Innovation Conference
Networks for the sustainability of Traditional Food Sector in Europe
 


The TRADEIT and Trafoon Networks invite you to a joint closing conference titled - Open to Innovation: Networks for the sustainability of Traditional Food Sector in Europe. This event will share a vision for the future development of the SME food sector in Europe.

This vision has emerged from 3 years of regional engagement with SMEs, SME associations and researchers across Europe. The conference will present outcomes, best practices and recommendations from the TRADEIT and Trafoon projects with a special focus on:
  • Vision for the Development of SME Food Sector in Europe
  • SME Case Studies: Successes and Impacts of the TRADEIT & Trafoon Projects
  • Best Practice Developed on Knowledge Exchange to SMEs
  • Integrating Entreprenneurial Thinking into Food Research Centres
  • Role of Networks and Intermediaries for the Support of SMEs

The TRADEIT and Trafoon Networks are composed of key actors in the food sector, including food producers, regional SME networks, food industry associations, enterprise development experts and leading research and innovation centres from across Europe.

It would be our great pleasure if you could attend and participate in this event. Participants will have the opportunity to network, share ideas and explore future collaborations with the members of the Networks. The event will close with an extended networking session to allow participants time to formalise connections and next steps. Click here to register now.

TRADEIT Coordinator Helena McMahon,
Trafoon Coordinator Susanne Braun,

We hope you can make it!

Kindest regards,
TRADEIT & Trafoon

When
Wednesday, 19 October 2016 at 10:00 - Thursday, 20 October 2016 at 17:00 (CEST)

Where
Thon Hotel Brussels City Centre - 17 Avenue du Boulevard, 1210 Bruxelles, Belgium - View Map

Artigo em Destaque
Lição 1: Aprender com os outros e com os especialistas
Panificação: Mediação com um toque prático
 
O evento dedicado à panificação foi o primeiro dos eventos de brokerage temáticos e foi realizado em Potsdam, na Alemanha, nos dias 6 e 7 de novembro de 2014. O evento juntou alguns dos líderes da panificação, com destaque para o padeiro artesanal e tradicional.

O evento dedicado à panificação foi o primeiro dos eventos de brokerage temáticos e foi realizado em Potsdam, na Alemanha, nos dias 6 e 7 de novembro de 2014. O evento juntou alguns dos líderes da panificação, com destaque para o padeiro artesanal e tradicional. Foi constituído por oradores convidados; exposição; workshops e oportunidades de criação de redes. A base deste evento foi a análise de necessidades e barreiras realizada no início do projeto TRADEIT, e o seu objetivo foi a abordagem dos problemas identificados especificamente no setor da panificação.

Temas e problemas chave
O TRADEIT foi concebido para responder às necessidades de produtores de alimentos, associações e redes alimentares num nível regional através da partilha de conhecimentos e soluções tecnológicas, de forma a ir ao encontro dos desafios específicos identificados ao nível do setor. O ILU é o principal parceiro TRADEIT no setor da panificação. Utilizando os seus vastos conhecimentos deste setor, em colaboração com os parceiros TRADEIT e as PMEs de panificação inseridas no projeto, surgiram as seguintes áreas temáticas: 

  • A imagem do padeiro em mudança
  • Desenvolvimento de produto
  • Oportunidades para pão saudável
  • Fortificação de proteínas
  • Gestão de alergénios
  • Isenção de glúten
  • Segurança alimentar
  • Slow milling

O programa do evento daí resultante foi concebido para permitir que os participantes:

  • Se informassem e discutissem as ideias mais recentes relativas ao futuro da padaria artesanal.
  • Participassem em reuniões breves e intensivas de 20 minutos concebidas para incentivar a criação de redes.
  • Conhecessem as ofertas de tecnologia e serviços prestados por importantes agentes de I&D direccionados para PMEs.
  • Encontrassem soluções e apresentassem ofertas - identificassem e conhecessem organizações com oferta ou procura de soluções para questões comerciais e relacionadas com tecnologia.
  • Aprendessem com estudos de caso e exemplos de boas práticas no desenvolvimento de parcerias de inovação.
  • Se encontrassem com potenciais parceiros e/ou fornecedores de tecnologia em reuniões de mediação pré planeadas.
  • Participassem numa sessão prática de panificação com padeiros artesanais de toda a Europa.

Principal lição
O evento de mediação foi bem sucedido sob vários pontos de vista, sendo a lição extraída deste evento as vantagens obtidas em envolver os participantes em atividades práticas sempre que possível.

A sessão prática de panificação tinha o objetivo de estabelecer vínculos mais fortes entre os padeiros, através da oportunidade de partilha das suas abordagens e experiência. Esta sessão juntou padeiros artesanais de toda a Europa, que se juntaram para atividades de panificação colaborativas (padeiros artesanais da Polónia, Espanha, Portugal, Finlândia, Grã-Bretanha e Itália).



O workshop foi bem sucedido não apenas para as PMEs de panificação, mas também para os institutos de investigação e fornecedores de tecnologia interessados na demonstração. Após o workshop, alguns participantes contactaram os organizadores para pedir as receitas dos produtos apresentados nas sessões.

Para além disso, os participantes foram conduzidos numa visita guiada às instalações do IGV. O objetivo da visita era demonstrar alguma da tecnologia e inovação implementada no IGV e oferecer aos participantes a oportunidade de discutir eventuais questões ou dúvidas com os peritos do IGV.  

Lição 2: Considerar as vantagens da associação do evento de brokerage a um internacionalmente importante
TRADEIT @ ANUGA FOODTEC, Colónia
 
Os consumidores investem fortemente em marcas e produtos que captam e refletem os seus valores pessoais. Tipicamente, os produtos alimentares tradicionais e artesanais possuem marcas construídas com recursos e produção regionais, com ênfase implícito na sustentabilidade.

Os consumidores investem fortemente em marcas e produtos que captam e refletem os seus valores pessoais. Tipicamente, os produtos alimentares tradicionais e artesanais possuem marcas construídas com recursos e produção regionais, com ênfase implícito na sustentabilidade. A realidade é que, em muitos casos, as pequenas empresas se deparam com desafios consideráveis na obtenção do desempenho pretendido a nível ambiental.

O objetivo deste evento era oferecer aos participantes acesso às ideias mais recentes sobre criação de empresas alimentares sustentáveis e de importantes tecnologias de inovação. Além de apresentações e estudos de caso, os participantes puderam também participar em demonstrações personalizadas de tecnologia integradas no evento de brokerage.

Na sua qualidade de principal feira de negócios a nível global, a Anuga FoodTec é uma das mais importantes forças motrizes da indústria alimentar internacional. Os organizadores afirmam que

"É a única feira de negócios do mundo que abrange todos os aspetos da produção alimentar. Sejam máquinas ou sistemas, material de embalagem, sistemas de análise, ingredientes ou serviços, a indústria apresenta as suas inovações e visões tecnológicas na Anuga FoodTec. Oferece todas as soluções para todos os setores da indústria alimentar, de forma concentrada e direcionada!”

Por este motivo, o TRADEIT organizou um dos seus eventos de brokerage nesta importante exposição e conferência. Os expositores apresentaram uma grande variedade de soluções para questões relacionadas com recursos energéticos, hídricos e alimentares, apontados como importantes inibidores de crescimento quando se questionou as PMEs no início do projeto TRADEIT.

Além de uma variedade de apresentações altamente especializadas por peritos no setor, as PMEs tiveram acesso livre à exposição e conferência. O ILU, como organizador do evento, organizou uma série de exposições e encontros com expositores para os participantes no evento de mediação. Algumas das apresentações eram específicas de um determinado setor; outras transetoriais como, por exemplo:


Expositor

Panificação

Carne

Laticínios

TNO, Países Baixos: Desenvolvimento de produto; gestão de cadeias de abastecimento alimentar sustentáveis

 

 

 

VTT, Finlândia: Tecnologia para atualização de matérias primas

 

 

 

Novarum, Irlanda: Segurança alimentar, rastreabilidade e embalagem

 

 

 

GLATT GmbH: Cadeias completas de processo sustentáveis e técnicas de aglomeração.

 

 

 

GLASS GmbH: Combinação eficiente de custos e energia, sistemas de emulsão e prensagem

 

 

 

Zeppelin Systems GmbH: Sistemas de amassamento

 

 

 


Ao associar e organizar o evento de brokerage a um internacionalmente importante, foi possível assegurar não só uma variedade impressionante de oradores, mas também expor as PMEs a uma vasta gama de tecnologias com ofertas para empresas de todas as dimensões e interesses.

Lição 3: Concentração no que é importante e relevante para o público
Soluções de inovação e embalagem para produtores alimentares de pequenas dimensões
A missão do ITENE é gerar conhecimento científico e tecnológico, adicionando valor a empresas através da implementação de soluções de inovação e desenvolvimento no setor da embalagem, transportes e logística.

A missão do ITENE é gerar conhecimento científico e tecnológico, adicionando valor a empresas através da implementação de soluções de inovação e desenvolvimento no setor da embalagem, transportes e logística. Neste aspeto, a sua contribuição para o projeto TRADEIT é única e com igual impacto em todos os setores. A Análise de necessidades e barreiras, realizada no início do projeto, identificou a embalagem e logística como duas das principais áreas de impacto nas pequenas empresas e que limitam a sua capacidade de crescimento. Estes desafios estão frequentemente relacionados, dado que as soluções de embalagem prolongam a vida útil dos produtos e, por isso, suportam uma grande variedade de soluções de logística abertas a pequenas empresas que procuram vender os seus produtos numa base geográfica mais alargada.

Com isto em mente, este evento de mediação foi concebido para oferecer às PMEs de produtores de alimentos tradicionais (PAT) o maior número possível de opções para as suas necessidades em termos de embalagens. Ao localizar o evento na HISPACK, ofereceu-lhes a possibilidade de explorar uma grande variedade de opções e aceder a um acervo substancial de conhecimentos.

A fórmula utilizada no evento de brokerage de sustentabilidade (discutido na lição 2), ocorrido na ANUGA FOODTEC, ofereceu um modelo para este evento, embora o objetivo fosse construir sobre o mesmo e adicionar-lhe ainda mais mais-valias para as PMEs participantes.

O objetivo do evento era oferecer aos PAT a oportunidade de explorar novas soluções e tecnologias em embalagens. A atenção esteve concentrada em tecnologias de ponta, tais como embalagens ativas e inteligentes, maquinaria, otimização e novos sistemas de rotulagem, que permitissem aos produtores alimentares prolongar a vida útil dos seus produtos, poupassem custos e tomassem consciência das mais recentes tendências na inovação em embalagem.

Esteve representado um número significativo de empresas de tecnologia de embalagem de alto relevo, que apresentaram algumas tecnologias bastante avançadas. No entanto, tomando em consideração a escala das empresas da rede TRADEIT e das empresas participantes, houve a preocupação de garantir que as soluções disponibilizadas eram relevantes para os produtores de alimentos presentes. Segue-se um resumo dos principais assuntos abordados pelos oradores:

 

As embalagens ativas e inteligentes desempenham um papel importante na redução de desperdícios, no prolongamento da vida útil dos produtos, na redução de custos e na identificação mais fiável do estado dos produtos.

 

 

Um método comercial inovador de indicação por etiqueta com códigos de cor para monitorização e apresentação da frescura e deterioração de peitos de frango embalados.

 

 

 

O conceito de embalagem ativa descreve, sobretudo, embalagens alimentares que interagem química ou biologicamente com o conteúdo ou o espaço livre para prolongar a vida útil ou aumentar a segurança alimentar.

 

 

A Bosch explorou a próxima geração de máquinas de embalagem, que acredita que não deve possuir armários, ser adaptativa, simples, eficiente e pronta para a indústria conectada, dado que os utilizadores finais pretendem otimizar a utilização dos seus espaços de produção.

 

 

A FIAB atualizou os utilizadores no que respeita ao regulamento (UE) n.º 1169/2011 relativo ao fornecimento de informações alimentares aos consumidores, que entrou em vigor no dia 13 de dezembro de 2014.

 

 

O plano Vida Sustentável da Unilever define a forma como a empresa pretende desassociar o seu crescimento do impacto ambiental, aumentando o impacto social positivo.

 

 

Os projetos de investigação e desenvolvimento são projetos de negócios de natureza prática para criação e aperfeiçoamento significativo de um processo de produção, produto ou serviço, submetido por uma empresa ou por um grupo de empresas.


Além da contribuição dos peritos, foram realizados dois workshops interativos, que permitiram demonstrações e discussões interativas. Mercedes Hortal, do ITENE, apresentou as vantagens das embalagens ativas e inteligentes. Elena Cortes, da Enterprise Europe Network (EEN) moderou um debate sobre como a tecnologia no campo da embalagem pode ir ao encontro das necessidades de produtores de alimentos de pequenas dimensões. Estes workshops foram precedidos de uma visita guiada aos pavilhões da exposição, onde foram identificadas soluções de tecnologia que poderão ir ao encontro das necessidades dos setores dos laticínios, panificação e carnes.

Para consolidar de forma efetiva a aprendizagem com este evento, foram realizados workshops paralelos para cada setor, nos quais peritos TRADEIT, em embalagem, FIAB e um especialista de cada setor (panificação, laticínios ou carnes) desenvolveram com as PMEs breves debates para tentar encontrar soluções para problemas específicos. Isto resultou em algumas discussões acesas, dado que as PMEs desafiaram os peritos a encontrar soluções para os seus problemas que fossem económicas, de valor adicionado e exequíveis do ponto de vista técnico para produtores de pequena escala.

A principal conclusão deste evento é que a tecnologia se está a deslocar de forma rápida e impressionante. Apesar das PMEs valorizarem realmente as informações e conhecimentos obtidos, podem não se encontrar numa situação que lhes permita investir em sistemas e abordagens de ponta. De momento, uma tecnologia novapara a PME, pode ser inovadora o suficiente para as suas necessidades.

Lição 4: Utilização das redes
Mediação de laticínios artesanais em Poznan
 
A organização de um evento de brokerage bem sucedido requer concentração e conhecimentos pormenorizados sobre o tema. Enquanto os especialistas no tema são fundamentais para o processo de desenvolvimento de um evento bem sucedido, a abordagem do TRADEIT tem sido reunir um grupo de parceiros com vastos contactos nos seus mercados, para além do conhecimento especializado de um setor específico.

A organização de um evento de brokerage bem sucedido requer concentração e conhecimentos pormenorizados sobre o tema. Enquanto os especialistas no tema são fundamentais para o processo de desenvolvimento de um evento bem sucedido, a abordagem do TRADEIT tem sido reunir um grupo de parceiros com vastos contactos nos seus mercados, para além do conhecimento especializado de um setor específico.

Assim, o gestor do Hub de laticínios polaco, ao elaborar o programa para o evento de laticínios, utilizou o conhecimento e contactos dos colegas TRADEIT para lhe conferir uma dimensão transeuropeia. No entanto, o desenvolvimento de um programa que refletisse as necessidades dos produtores e as ideias mais recentes do meio académico teve como base a sua própria vasta rede profissional e académica.

O TRADEIT é um projeto totalmente focado na cooperação internacional, pelo que o programa proposto foi partilhado com colegas de outros países e com as PMEs produtoras de laticínios que já faziam parte do projeto, para garantir que os temas eram interessantes para todos os membros do projeto. O resultado foi um programa de oradores e investigadores que ofereceram novas oportunidades a todo o grupo de participantes.



Participantes no evento de brokerage de laticínios em Poznan

Este foco é muito importante: é essencial atrair uma boa variedade de investigadores, fornecedores de tecnologia e representantes de PMEs. Portanto, os temas a discutir devem ser interessantes para todos. Tal requer um cuidado equilíbrio e o programa deve estar terminado a tempo suficiente para o publicitar junto das pequenas empresas que precisamos que participem. As necessidades das pequenas empresas são geralmente tecnologias que possam ser adotadas rapidamente. No geral, o tempo de que as pessoas dispõem para trabalhos de desenvolvimento é reduzido e o investimento na empresa necessita de ser de retorno relativamente rápido. Isto significa que as tecnologias apresentadas devem estar prontas, ou quase prontas, para o mercado.

O evento em Poznan concentrou-se nas necessidades da indústria dos laticínios. O organizador do evento, a Food Concept, está muito bem relacionado nesta indústria. Por este motivo, conseguiram reunir oradores para quatro temas abrangentes:

  • Tendências nos mercados de laticínios
  • Novas tecnologias para a produção tradicional de produtos lácteos
  • Processamento sustentável de laticínios
  • Segurança alimentar e autenticidade
Este programa atraiu noventa e três participantes da Polónia, Irlanda, Bélgica, Reino Unido, Itália, Portugal e Espanha. A maioria participou nas reuniões bilaterais (tiveram lugar 152 reuniões), organizadas com outros participantes para discutir as suas necessidades e criar novas oportunidades de inovação. Ainda é cedo, mas já foram iniciados alguns projetos empolgantes.

Para manter a temática, estiveram presentes na conferência produtores de queijos locais, despertando o interesse nos seus produtos em vários produtores europeus, e foi organizada uma visita a uma fábrica de laticínios polaca. No geral, foi um evento fascinante, que nos faz prever algumas interessantes colaborações.
Lição 5: Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas Inovação e transferência de tecnologia para as PMEs
Inovação e transferência de tecnologia para PME
 
A Cluster Food +I é uma associação sem fins lucrativos que inclui empresas, centros de investigação e instituições dos governos regionais com o objetivo de promover a competitividade e desenvolvimento da indústria alimentar da região do vale do Ebro (Espanha) através da colaboração e inovação.

A Cluster Food +I é uma associação sem fins lucrativos que inclui empresas, centros de investigação e instituições dos governos regionais com o objetivo de promover a competitividade e desenvolvimento da indústria alimentar da região do vale do Ebro (Espanha) através da colaboração e inovação. Qualquer empresa ou instituição que pretenda inovar e ser envolvida pode tornar-se membro e associar-se à iniciativa. O número de PMEs associadas é de aproximadamente 300 e o seu objetivo é interligar indivíduos e empresas para que contribuam efetivamente para a transferência de tecnologia, criação de redes e a divulgação de informações, alcançando um nível que garanta competitividade. A organização do evento de brokerage sobre carnes neste local, como parte da rede TRADEIT, ofereceu, portanto, a oportunidade ideal para fazerem o que fazem de melhor.

O evento de brokerage sobre carnes (MBE) foi o 4º evento num programa de seis realizados pelo projeto TRADEIT. Por isso, a Cluster Food + I pôde capitalizar todos os conhecimentos adquiridos anteriormente e criar o evento certo e que permitiu divulgar a região.

Dois dos três eventos anteriores tinham estado associados a grandes conferências internacionais e resultaram bastante bem (tal como discutido nas lições 2 e 3). Para este evento, optaram por uma abordagem mais localizada e decidiram utilizar o parceiro Martínez Somalo, uma PME do TRADEIT. O projeto TRADEIT tem muita sorte em ter esta empresa na rede e ainda mais em ter tido a oportunidade de incluir no programa uma visita guiada às suas instalações.

Como nos eventos de brokerage anteriores, elaborou-se um programa detalhado com oradores especialistas e reuniões bilaterais num único dia. Foram incluídas demonstrações de alimentos, visto que o feedback recebido sugeria que os produtores desejavam ver atividades práticas incluídas nos programas. A estrutura das sessões oferecidas pelos oradores especialistas assentou em quatro temáticas:

  • Conservação e vida útil
  • Rastreabilidade e prevenção de fraudes
  • Produtos de carne saudáveis
  • O consumidor: no design de produtos e tendências alimentares

O segundo dia do programa consistiu na visita à Martínez Somalo.



A empresa existe há quatro gerações, desde cerca de 1900, em La Rioja. Apesar de ainda fabricar produtos tradicionais, os seus métodos de produção têm vindo a ser atualizados e incluem impressionantes instalações de produção com tecnologia de ponta.

A Martínez Somalo produz uma variedade de produtos, tradicionais e novos, que inclui:

  • Chouriço
  • Fatiados
  • Lombo
  • Presunto Serrano: Bodega; Reserva; Grande Reserva e "família" Grande Reserva
  • E uma gama variada de produtos de especialidade

A visita forneceu uma visão de todo o processo de negócios e criou a oportunidade de ver como uma empresa familiar, de origem bastante humilde, se pode tornar num negócio de vários milhões de euros. Mantendo-se perto da sua gama de produtos tradicional, a empresa adotou tecnologia para aumentar o rendimento, garantindo contudo a qualidade e os valores tradicionais da empresa.

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver