Nesta edição
Artigo em Destaque
Inovações para produção sustentável de alimentos
Eventos Recentes
Primeiras formações TRADEIT realizadas em Itália sobre Segurança Alimentar e Rotulagem de Alimentos
Como um padeiro irlandês beneficiou de um Evento de Brokerage TRADEIT
Últimas Notícias
Taste of Science – revista online para Produtores de Alimentos em PME
Produtor Traditional Food
"Inovação pode alimentar a tradição, mas estas têm de conviver"
Como um padeiro irlandês beneficiou de um Evento de Brokerage TRADEIT
by Helena McMahon
 

Paddy Barry, da Barry's Bakery na Irlanda, participou no Evento de Brokerage sobre Sustentabilidade do TRADEIT, que decorreu como sessão paralela na Anuga FoodTex em Colónia.  Para Paddy Barry o evento foi muito útil para o estabelecimento de conversações iniciadas e encontros com fornecedores de tecnologias. "No geral, foi uma ótima experiência para mim, tendo obtido novas informações técnicas, ganho contactos de negócios e amigos".

A Barry's Bakery foi fundada em 1925, em Tralee Co Kerry. Esta empresa familiar fornece diariamente pão e produtos de confeitaria a comunidades e supermercados locais e regionais.  O clássico pão fatiado da Barry's, há muito reconhecido, goza de especial fama. A Barry's luta por honrar receitas tradicionais e saudáveis, aperfeiçoadas ao longo de gerações, e responder, simultaneamente, a exigências, gostos e preocupações com a saúde em constante mudança, para desenvolver produtos novos e inovadores e variedades dos produtos. Neste sentido, esta sustentabilidade é um assunto-chave para a padaria, tanto de um ponto de vista económico como ambiental e uma motivação para participar no Evento de Brokerage sobre Sustentabilidade.

Em discussões pós-evento, o Paddy informou que as apresentações foram de "enorme interesse e benefício". Apontou as visitas de demonstração setoriais no 2.º dia do Evento de Brokerage como tendo sido "a melhor parte, ver as tecnologias em ação explicou realmente como estes sistemas poderiam ser aplicados na padaria".

Contudo, o Paddy foi muito claro quanto aos desafios associados à atualização tecnológica para padarias artesanais, como a Barry’s Bakery, nomeadamente "os custos de implementação poderão ser proibitivos em alguns casos". Para além disso, a "regulamentação representa uma barreira adicional à integração de novas tecnologias, uma vez que novos sistemas poderão potencialmente acrescentar custos adicionais ao negócio", para além das despesas de capital.

Sobre a feira de comércio disse: "AnugaFood Tech foi uma fantástica oportunidade para as PME participantes oferecendo uma oportunidade de ver sistemas de processamento de alimentos de ponta em operação". Apesar da maioria dos sistemas na demonstração estarem para além da escala de operações na Barry’s Bakery, o Paddy fez a descoberta inesperada de que os expositores tinham portefólios de tecnologias para os produtores de alimentos de PME de menor escala que não estavam presentes na demonstração. De facto, muitas das empresas irão desenvolver equipamento de produção de menor escala à medida; porém, os custos são sempre um problema.

Foi apresentada, partilhada e discutida uma grande quantidade de informações ao longo dos 2 dias do Evento sobre Sustentabilidade. Igualmente benéficos e, de facto, mais rapidamente acionáveis são os novos contactos feitos e a informação partilhada em conversação através dos encontros de brokerage B2MAtch e oportunidades de trabalho em rede integradas na agenda de 2 dias.  O TRADEIT continuará a colaborar com a Barry’s Bakery.

Email Newsletter Software by Newsweaver