Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 6: A tecnologia pode facilitar o planeamento
Lição 7: Criar oportunidades
Lição 8: Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente
Lição 9: Importância da escolha e organização do espaço do evento
Lição 10: Importância fundamental das reflexões e seguimento
Avaliação dos eventos de mediação: Lições do TRADEIT – Parte II
Artigo do editor
by Joan Lockyer
 

A conclusão dos eventos de mediação é um marco importante para a TRADEIT, pelo que dois boletins informativos se concentram na contribuição que estes eventos têm vindo a prestar ao projeto. O presente boletim informativo representa a segunda parte, concentrando-se nos eventos de mediação TRADEIT e nas outras cinco lições aprendidas.

O ato de mediação está a reunir indivíduos com um interesse comum. Pode ser um problema que é necessário resolver, uma solução a oferecer ou uma abordagem diferente que é necessário testar ou explorar.  Os pontos comuns são a tecnologia e a inovação. Através da mediação, tentámos criar uma oportunidade de interligar uma diversidade de interessados (PME, fornecedores de tecnologia, investigadores e inovadores) de toda a Europa, num evento com o objetivo de oferecer oportunidades únicas para que os participantes adquiram uma perceção do valor e do impacto de intervenções de suporte inovadoras em setores pouco convencionais. Ao longo de seis eventos, desenvolvemos um modelo de mediação que oferece um exemplo de melhores práticas para a comunicação de avanços tecnológicos e inovação a PME de produção alimentar tradicional, nos setores dos laticínios, carne e panificação. Para além de eventos específicos dos setores, realizámos eventos de mediação transversais a todos os setores, com ênfase na sustentabilidade, embalagem e segurança alimentar.

Estes dois boletins informativos apresentam os destaques de cada evento de mediação realizado ao longo do ano de 2015. Tentámos apurar as principais lições da nossa experiência e usámo-las para um resumo de 10 recomendações para o planeamento e execução de eventos de mediação eficazes. Os artigos contém os pormenores, mas apresentamos, aqui, um sumário das 10 lições aprendidas com os eventos TRADEIT:

Primeira parte (boletim informativo anterior, edição 9):

  • Aprender com os outros e com os especialistas.
  • Considerar as vantagens da associação a uma exposição internacional importante.
  • Concentração no que é importante e relevante para o público.
  • Utilização das redes.
  • Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas.

Segunda parte:

  • A tecnologia pode facilitar o planeamento.
  • Criação de oportunidades de negócio.
  • Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente.
  • Importância da escolha e organização do espaço do evento.
  • Importância fundamental das reflexões e seguimento após o evento.
Email Newsletter Software by Newsweaver