Avaliação dos eventos de mediação: Lições do TRADEIT – Parte II
Artigo do editor
by Joan Lockyer
 |
A conclusão dos eventos de mediação é um marco importante para a TRADEIT, pelo que dois boletins informativos se concentram na contribuição que estes eventos têm vindo a prestar ao projeto. O presente boletim informativo representa a segunda parte, concentrando-se nos eventos de mediação TRADEIT e nas outras cinco lições aprendidas.
O ato de mediação está a reunir indivíduos com um interesse comum. Pode ser um problema que é necessário resolver, uma solução a oferecer ou uma abordagem diferente que é necessário testar ou explorar. Os pontos comuns são a tecnologia e a inovação. Através da mediação, tentámos criar uma oportunidade de interligar uma diversidade de interessados (PME, fornecedores de tecnologia, investigadores e inovadores) de toda a Europa, num evento com o objetivo de oferecer oportunidades únicas para que os participantes adquiram uma perceção do valor e do impacto de intervenções de suporte inovadoras em setores pouco convencionais. Ao longo de seis eventos, desenvolvemos um modelo de mediação que oferece um exemplo de melhores práticas para a comunicação de avanços tecnológicos e inovação a PME de produção alimentar tradicional, nos setores dos laticínios, carne e panificação. Para além de eventos específicos dos setores, realizámos eventos de mediação transversais a todos os setores, com ênfase na sustentabilidade, embalagem e segurança alimentar.
Estes dois boletins informativos apresentam os destaques de cada evento de mediação realizado ao longo do ano de 2015. Tentámos apurar as principais lições da nossa experiência e usámo-las para um resumo de 10 recomendações para o planeamento e execução de eventos de mediação eficazes. Os artigos contém os pormenores, mas apresentamos, aqui, um sumário das 10 lições aprendidas com os eventos TRADEIT:
Primeira parte (boletim informativo anterior, edição 9): - Aprender com os outros e com os especialistas.
- Considerar as vantagens da associação a uma exposição internacional importante.
- Concentração no que é importante e relevante para o público.
- Utilização das redes.
- Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas.
Segunda parte: - A tecnologia pode facilitar o planeamento.
- Criação de oportunidades de negócio.
- Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente.
- Importância da escolha e organização do espaço do evento.
- Importância fundamental das reflexões e seguimento após o evento.
 |
|