Nesta edição
Artigo em Destaque
Evento de Brokerage em Tecnologias de Segurança Alimentar
EuroFoodVision – Encontre-se com os principais compradores dos mercados irlandeses e do RU
Últimas Notícias
Taste of Science
Produtor Traditional Food
Proteção para um favorito regional
Proteção para um favorito regional
by Alexandra Branderhorst
 
Michael (à esquerda) e Dermot (ao centro) Walsh apresentando o seu
Michael (à esquerda) e Dermot (ao centro) Walsh apresentando o seu "blaas" de Waterford
Dermot Walsh da Walsh’s Bakehouse em Waterford, Irlanda, com mais outros três padeiros, conseguiu obter proteção da UE para a especialidade regional chamada “Blaa de Waterford”. Para promover estes pãezinhos famosos e salvar as padarias locais.

Há cerca de cinco anos, as padarias locais da cidade de Waterford estavam a encerrar uma atrás da outra, recorda Dermot Walsh da Walsh’s Bakehouse. “Padarias industriais estavam a instalar-se e a popularidade de produtos pré-cozinhados estava a aumentar. O único produto que tínhamos e que não podia ser copiado era o Blaa de Waterford”, diz Walsh.

Típico
O Blaa de Waterford é um pãozinho redondo com uma cobertura abundante de farinha e uma rica história. Refugiados huguenotes introduziram o blaa, feito a partir de sobras (pedaços) de massa, em 1702. Passado um século, o fundador de um movimento cristão tornou os pãezinhos populares ao cozê-los para alimentar as crianças pobres na escola dele. “Os Blaas de Waterford têm um aspeto, textura e sabor muito típicos. O seu sabor é como o das antigas baguetes francesas de há trinta anos”, explica Walsh.

Proteção da UE
“Receávamos que, se todos os padeiros em Waterford fechassem, a arte de fazer esses adoráveis blaas se extinguiria”, diz Walsh. Os ingredientes básicos são fixos, mas cada produtor tem a sua maneira própria de interpretar a receita. Durante uma discussão sobre alimentos irlandeses numa conferência para pequenas empresas, Walsh ouviu falar da possibilidade de a UE oferecer proteção para produtos alimentares fabricados regionalmente.

“Todos os nossos negócios estão expandidos. A proteção permitiu que fizéssemos investimentos e empregássemos mais pessoas.” Dermot Walsh da Walsh’s Bakehouse

O bem comum
Walsh decidiu, em conjunto com outras três padarias locais, ver se o Blaa de Waterford estava qualificado para a denominada Indicação Geográfica Protegida (IGP). “Antes éramos concorrentes mas começámos a trabalhar juntos para o bem comum, para proteger as nossas padarias e a nossa especialidade regional”, declara Walsh. Os padeiros realizaram muitas pesquisas, estabeleceram a Waterford Blaa Bakers Association e candidataram-se à IGP.

Garantias
Após um processo de dois anos e meio, a proteção foi concedida pela UE em novembro de 2013. A IGP envolve muita burocracia adicional. Auditores da Comissão Europeia realizam inspeções duas vezes por ano. “Mas vale a pena. Os consumidores sabem que a qualidade, rastreabilidade e transparência estão garantidas”, afirma Walsh.

Vantagens
Presentemente, cerca de 12 000 Blaas de Waterford são produzidos diariamente para consumo na Irlanda e exportados para a Inglaterra, a França e o Dubai. Walsh: “Todos os nossos negócios estão expandidos. A procura por outros produtos também aumentou. A proteção permitiu que fizéssemos investimentos e empregássemos mais pessoas. A teoria por trás disto é a de que as vantagens comerciais, sociais e para a comunidade provenientes da proteção confluem todas na área geográfica onde o produto é fabricado.”
Email Software by Newsweaver