Nesta edição
Artigo em Destaque
Missões PME – Brevemente num Hub TRADEIT Perto de Si
Sucesso Sustentável em Berlim
Encontrar Tempo para o Futuro....
Charcutaria, Certificação de Segurança Alimentar, Principais Tendências na Panificação, Controlo Leiteiro e Infraestrutura de Rede Social
Outras Missões em Desenvolvimento
Charcutaria, Certificação de Segurança Alimentar, Principais Tendências na Panificação, Controlo Leiteiro e Infraestrutura de Rede Social
Missões alimentares na Irlanda – respondendo às necessidades dos membros TRADEIT
by Michael Gleeson
 

O Hub TRADEIT tem estado a escutar os seus membros e a responder com um conjunto de Missões PME adaptadas aos seus setores.

O Setor das Carnes
A Irlanda tem sido, durante gerações, um produtor de alta qualidade de um vasto leque de animais domésticos, incluindo gado, ovelhas, porcos e aves. Uma das vantagens do nosso clima marítimo húmido e ameno é a de a erva crescer durante quase 10 meses do ano, sem seca no verão. Tradicionalmente, cada família tinha um par de porcos para a casa e, na hora do abate, a carne era conservada em salga, sendo os pedaços frescos distribuídos entre vizinhos. Cada cidade e aldeia tinha o seu talhante local e a ênfase estava em carne fresca de qualidade. Como consequência disso, muito pouca importância era dada a métodos de conservação da carne, como a fermentação, a cura ou o fumeiro. Devido à popularidade crescente das carnes curadas à maneira "continental", existe um interesse crescente nesta área entre talhantes, agricultores e outras PMEs irlandesas produtoras de carne. Nos dias 3 e 4 de março, a Gubbeen Farm em West Cork irá acolher a Missão Carnes do TRADEIT. Esta irá juntar todos os intervenientes irlandeses mais importantes na área da charcutaria e da cura de carnes, juntamente com vários especialistas internacionalmente reconhecidos neste domínio. Os participantes irão tomar conhecimento dos princípios e da ciência da produção de charcutaria, serem introduzidos a um conjunto de embalagens e outras tecnologias novas de produção de carne, terão a oportunidade de ver as instalações de última geração em Gubbeen e a oportunidade de fazerem charcutaria para eles próprios num workshop prático conduzido por Jackie Kennedy, produtor de charcutaria do Reino Unido e membro do TRADEIT.



Certificação em Segurança Alimentar para Padarias Tradicionais
A maioria das padarias regionais que entraram em contacto com o TRADEIT não possui certificação para além do registo na direção de saúde ambiental (Environmental Health Office, EHO) local. Embora muitas forneçam supermercados e tenham de cumprir com as normas e inspeções dos mesmos, a falta de certificação (ISO ou BRC) restringe-lhes a capacidade de acederem a mercados mais amplos ou mesmo de exportação. Numa Missão "Segurança Alimentar para Padarias" organizada no IT de Tralee em 1 de dezembro, padarias locais juntaram-se para um workshop e discussão focados, moderados por Catherine Halbert, parceira do projeto TRADEIT. Um estudo de caso realizado pela padaria Bia Ganbreise, membro TRADEIT e avaliada com ‘A’ pelo BRC, salientou a realidade de satisfazer os mais altos padrões e os participantes também tomaram parte num webinar da Safefood 360, um fornecedor de software para Segurança Alimentar, empresa fundada na Irlanda mas que agora fornece soluções tecnológicas para empresas de alimentos a nível global. O Hub irlandês continua a trabalhar com padarias tradicionais, assistindo-as no acesso a tecnologias e a apoios através do TRADEIT Marketplace.



Master class em Panificação
Muitas das padarias envolvidas no Hub irlandês já estão envolvidas na produção de produtos de padaria gourmet, alternativa e funcional. No entanto, em muitos casos têm sentido dificuldades em adaptarem a sua produção, formar pessoal e encontrar ingredientes de boa qualidade para aproveitarem ao máximo as novas oportunidades na panificação. m maio, o TRADEIT irá acolher, em colaboração com o departamento "Hotel, Catering and Tourism" no IT de Tralee, o mestre padeiro americano Mitch Stamm, que irá conduzir durante um dia inteiro uma master class de panificação com padarias PME tradicionais. Introduziremos os respetivos proprietários a um conjunto de estilos e tendências na panificação, ajudá-los a aperfeiçoar as suas competências e desenvolver um leque de novos produtos de padaria.

Responder às Necessidades de Redes Sociais de PMEs Produtoras de Alimentos
Um grupo de 20 produtores de alimentos participou numa missão intitulada "Gerir a Sua Infraestrutura de Rede Social – Desmistificar as Redes Sociais para PMEs Produtoras de Alimentos", que decorreu no Instituto de Tecnologia de Tralee no dia 11 de janeiro. Esta missão foi organizada depois do workshop "Smart Use of IT", onde foi salientada uma necessidade em torno da utilização das redes sociais como uma ferramenta de marketing importante para PMEs produtoras de alimentos, e a vontade de se organizar um workshop prático dedicado especificamente a essa questão.



Esta sessão de trabalho orientada pelos especialistas em branding e marketing digital, "The Brand Geeks", abrangeu o ciclo completo de atividades necessárias ao marketing eficaz dos negócios de uma PME, incluindo a seleção da plataforma digital, configuração e a frequentemente negligenciada criação da “bio”. Os participantes também aprenderam competências eficazes para a gestão de contas, como a maneira de utilizar painéis de controlo, quem seguir e como, o desenvolvimento e a utilização de "listas", que avaliações on-line publicar e quando, e atualizar contas existentes. As empresas participantes foram encorajadas a trazerem os seus portáteis e smartphones no dia da sessão para assegurar que regressariam a casa no caminho certo para o sucesso nas redes sociais. Um problema comum evidenciado durante o workshop foi que, embora a maioria dos produtores de alimentos utilizassem ferramentas informáticas e redes sociais, muitos não sabiam como fazê-las "cantar em coro", realizando mais eficazmente a tarefa que queriam realizar, economizando simultaneamente tempo e dinheiro.

Email Software by Newsweaver