Nesta edição
Artigo em Destaque
Missões PME – Brevemente num Hub TRADEIT Perto de Si
Sucesso Sustentável em Berlim
Encontrar Tempo para o Futuro....
Charcutaria, Certificação de Segurança Alimentar, Principais Tendências na Panificação, Controlo Leiteiro e Infraestrutura de Rede Social
Outras Missões em Desenvolvimento
Sucesso Sustentável em Berlim
by Martha Walter
 

O Hub na Alemanha, sediado no Institut für Lebensmittel- und Umweltforschung e.V. (ILU), é responsável por duas áreas: Panificação e Sustentabilidade. Ações de consulta e colaboração com PMEs e inovadores nos setores revelou um leque de interesses para as PMEs alemãs e formou a base das Missões realizadas entre outubro de 2015 e março de 2016. A saber:

  1. Subsídios para a utilização de energias renováveis
  2. Redução dos custos do consumo de energia
  3. Novas possibilidades para poupar energia e água
  4. Melhoria da segurança alimentar: Sistemas de determinação rápida
  5. Cozer com grãos antigos
  6. Desenvolvimento de produtos vegetarianos e vegan
  7. Rotulagem (alergénios, produtos vegetarianos e vegan)
  8. Exclusão de aditivos alimentares sintéticos

Com base nas primeiras três necessidades acima, foi realizada, em outubro de 2015, uma Missão PME focada na redução de custos operacionais através da melhoria da sustentabilidade; os detalhes são apresentados abaixo.

Sustentável E a Preços Acessíveis
Esta Missão foi realizada nas instalações da Märkisches Landbrot GmbH, em Berlim, e seguiu-se a um workshop sobre gestão ambiental. Esta empresa é uma padaria tradicional distribuidora de produtos orgânicos, que tem sido certificada segundo o sistema de gestão ambiental EMAS desde 1995, tendo sido a primeira empresa de transformação de alimentos na Europa a consegui-lo.

Todos os participantes do Workshop e da Missão obtiveram uma perspetiva aprofundada de toda a empresa através de uma visita às instalações, onde foram apresentadas tecnologias sustentáveis relacionadas e a atual implementação da gestão ambiental.

Uma apresentação e discussão de estudo de casos com um consultor de energia independente da ZAB Brandenburg, uma organização de interessados, encerrou o programa. As PMEs obtiveram, assim, informação sobre tecnologias e possibilidades de financiamento com base nas suas necessidades, que tínhamos identificado antes do evento.

Tornando os Alimentos Mais Seguros
A Missão seguinte, em novembro de 2015, foi realizada no campus da Universidade de Potsdam e centrou a sua atenção em sistemas de determinação rápida para a melhoria da segurança alimentar. Este evento incluiu várias apresentações de tecnologia, realizadas no local pelos respetivos fornecedores. Em seguida, as PMEs discutiram as suas necessidades com empresas de análises, bem como entre si envolvendo os estudos de casos. Este evento foi organizado em associação com ZAB Brandenburg, a Universidade de Potsdam, Potsdam Transfer e ILU/TRADEIT.

Grãos Antigos e Reduzir Aditivos
As Missões para os meses de fevereiro e março de 2016 têm como base as necessidades 5 a 8 enumeradas acima. Um dos eventos centrará a sua atenção no tema "Cozer com grãos antigos" e o outro abordará questões de rotulagem no setor da panificação. Uma outra Missão concentrar-se-á na utilização de tecnologia de formação de espuma para substituir aditivos alimentares e para produzir espumas vegans. Oradores e tecnólogos especialistas da ILU e da IGV GmbH apresentarão os seus conhecimentos teóricos e práticos nos laboratórios de aplicação da ILU.

Título/tópico da missão

Data

Localização

Redução em custos operacionais orientada para a ecologia

13.10.2015

Märkisches Landbrot GmbH, Berlim

Melhoria da segurança alimentar / Sistemas de determinação rápida

25.11.2015

Universidade de Potsdam

Grãos antigos para a panificação tradicional

02.02.2015

ILU e.V.

Formação de espuma sem aditivos alimentares + espumas vegans
 para pratos sem ovo

Março de 2016

ILU e.V.


Se estiver interessado nas oportunidades delineadas aqui, entre em contacto com Martha Walter (Martha.Walter@ilu-ev.de)

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver