Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 6: A tecnologia pode facilitar o planeamento
Lição 7: Criar oportunidades
Lição 8: Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente
Lição 9: Importância da escolha e organização do espaço do evento
Lição 10: Importância fundamental das reflexões e seguimento
Lição 8: Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente
 

Por vezes, estamos tão ocupados com coisas pequenas, que não trabalhamos numa perspetiva mais ampla. Vemos constantemente os clientes PME TRADEIT a lutar com esta questão. É um dos problemas mais importantes com que pretendemos ajudar - criando oportunidades para descobrir novas tecnologias e dar início ao processo de adquirir aquelas que são relevantes para si.

Para o alcançar, realizámos uma série bem sucedida de eventos de mediação em toda a Europa, reunindo especialistas do setor alimentar, investigadores e, mais importante, pequenos produtores alimentares.

Os eventos de mediação são uma forma bem comprovada de garantir que passa algum tempo com pessoas que dificilmente encontraria noutras circunstâncias. Nos seis eventos, em quatro países, 712 pessoas participaram em 627 reuniões distintas. Estas reuniões resultaram em cooperações e na aquisição de tecnologia que já está a mudar empresas e a aumentar o emprego.

As tecnologias que estamos a transferir como resultado direto das reuniões não são o único benefício. Juntamente com as reuniões formais, criámos muitas oportunidades de networking informal, permitindo que produtores de nove países se encontrassem e partilhassem conhecimentos, problemas e melhores práticas.  Em Potsdam, a língua foi apenas uma barreira temporária; quando os padeiros puderam meter as mãos na massa e cozinhar em conjunto e quando os produtores de carne se reuniram à volta de pinchos e vinho em Logronho, alcançou-se um outro nível de entendimento. Os membros da rede TRADEIT estiveram sempre disponíveis para encontrarem ou prestarem serviços de tradução quando necessário e diversas cooperações rentáveis resultaram das conversas iniciadas em ambientes mais descontraídos.

Perguntámos aos participantes o que acharam da sua experiência após cada evento e apresentamos, abaixo, algumas das palavras que nos disseram:

“Gostei muito de me encontrar com produtores de diferentes países e de partilhar informações.” Dermot, Irlanda, padeiro.

“O melhor foi ter a possibilidade de, mais tarde, conversar com as pessoas que estavam a proferir os seus discursos.” Sami, Finlândia, produtor de carne.

“Foi muito bom ficar a conhecer o tipo de problemas com que se deparam as empresas do setor das carnes.” Javier, Espanha, produtor de carne.

“Foi uma oportunidade para nos distanciarmos e olharmos para o nosso trabalho e a nossa empresa de uma forma diferente. Ajuda-me a voltar e contribuir mais quando são necessárias soluções em  vários aspetos da empresa.” JP, Irlanda, produtor de laticínios.

“Foi um bom momento para ter algumas conversas inesperadas que, em qualquer caso, tendem a ser as melhores.” Volker, Alemanha, padeiro.

Os participantes disseram-nos, repetidamente, que levam mais do que as interações dos eventos. Por um breve período, eles puderam distanciar-se das suas empresas e refletir sobre as conversas que tiveram com os seus consultores do Hub. Depois de se preocuparem com o facto de não poderem perder tempo longe da sua empresa, a maioria não demorou a ir para a fila para mais uma reunião. Estão a surgir novas parcerias, cooperações e transferências de tecnologia por toda a Europa que devem pouco ao conteúdo tecnológico e muito ao ambiente e às conversas que nós pudemos inspirar. Como complemento das cooperações organizadas diretamente, elas contribuem, de facto, para o grande sucesso dos nossos eventos.

Qual é, então, a primeira mensagem que sai da mediação? Não se trata apenas de partilhas formais e dos conhecimentos ganhos com o processo. Sabemos que colegas do mesmo ramo se identificam com os desafios e frustrações de um contexto particular; os profissionais partilham conhecimentos de uma forma que é tão benéfica, se não mais, quanto muitas outras fontes de apoio ou intervenção.

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver