Nesta edição
Artigo em Destaque
Inovações para produção sustentável de alimentos
Eventos Recentes
Primeiras formações TRADEIT realizadas em Itália sobre Segurança Alimentar e Rotulagem de Alimentos
Como um padeiro irlandês beneficiou de um Evento de Brokerage TRADEIT
Últimas Notícias
Taste of Science – revista online para Produtores de Alimentos em PME
Produtor Traditional Food
"Inovação pode alimentar a tradição, mas estas têm de conviver"
Primeiras formações TRADEIT realizadas em Itália sobre Segurança Alimentar e Rotulagem de Alimentos
by Matteo di Rosa
 

No dia 2 e 3 de fevereiro, a APRE – como parceiro e eixo italiano do Projeto TRADEIT  - organizou as primeiras duas sessões de uma série de rondas intensivas de atividades de formação previstas no âmbito das atividades do projeto. Os dois workshops tinham como alvo as PME envolvidas na produção de alimentos tradicionais. O primeiro curso dedicou-se se à temática Segurança alimentar e gestão da qualidade para o sector de alimentos tradicionais de pequena escala, enquanto o segundo se ocupou da temática Rotulagem e comercialização de alimentos para indicações geográficas e especialidades tradicionais.

Os workshops foram concebidos com base nas necessidades dos pequenos produtores de alimentos tradicionais italianos tendo considerado, notavelmente, as barreiras enfrentadas pelo setor nas área-chave, como a segurança e qualidade alimentar; o desenvolvimento de produtos; a inovação e as tecnologias inteligentes; e a rotulagem, comercialização e embalagem de alimentos.

O módulo sobre Segurança alimentar e gestão da qualidade para o sector de alimentos tradicionais de pequena escala foi orientado por três investigadores da ENEA – UNIDADE UTAGRI (Agência Nacional Italiana para Novas Tecnologias, Energia e Desenvolvimento Económico Sustentável – Unidade Agroalimentar) e, nomeadamente, por Ombretta Presenti, Valentina Tolaini e Antonella Del Fiore; o módulo sobre Rotulagem e comercialização de alimentos para indicações geográficas e especialidades tradicionais foi orientado por Gabriella Lo Feudo, uma investigadora do Conselho de Investigação Agrícola (CRA).

Aproximadamente 60 participantes de PME de diferentes setores, Câmara de Comércio e associações sempre ligadas ao setor dos alimentos tradicionais, participaram nos eventos. O feedback recebido por parte das empresas foi positivo, tanto em relação ao conteúdo como em relação ao apoio prestado, e em particular as oportunidades que foram apresentadas quanto às possibilidades de trabalharem em rede.

Atividades Satélite
Para além destes dois dias de formação, o eixo italiano organizou também duas atividades satélite.No primeiro dia, foi assinado um memorando de entendimento entre os coordenadores do projeto TRADEIT e do projeto Sinergia – respetivamente a Sra. Helena McMahon e o Sr. Nicola Colonna – com base numa série de áreas de intervenção comuns identificadas.

O projeto SINERGIA, cofinanciado pelo programa MED, é um programa transnacional de cooperação territorial europeia, com o objetivo de fomentar a transferência de tecnologias no setor energético para PME do setor agroalimentar a operar na zona mediterrânica (consultar a brochura SINERGIA).

Durante o segundo dia de formação, a equipa TRADEIT visitou duas PME de produção de alimentos tradicionais membros da sub-rede italiana do TRADEIT, La Dolce Roma (um padaria) e Riti Formaggio (uma empresa de queijos) nos subúrbios de Roma.

Email Software by Newsweaver