Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 6: A tecnologia pode facilitar o planeamento
Lição 7: Criar oportunidades
Lição 8: Integração de algum tempo livre para que os participantes possam conhecer-se informalmente
Lição 9: Importância da escolha e organização do espaço do evento
Lição 10: Importância fundamental das reflexões e seguimento
Lição 7: Criar oportunidades
Evento de mediação em segurança alimentar
 

Este evento de mediação, o último desta série, abordou o tão importante tema da segurança alimentar. Reuniu produtores alimentares e peritos em segurança alimentar de toda a Europa. O propósito era apresentar tecnologias adequadas para os produtores alimentares tradicionais e facilitar o intercâmbio de melhores práticas neste tópico vital da segurança alimentar.

Tal como aconteceu em eventos de mediação anteriores, este programa combinava várias apresentações, reuniões e palestras entre produtores alimentares tradicionais, peritos em segurança alimentar e fornecedores de tecnologias de segurança alimentar. Os principais tópicos da agenda foram os seguintes:

  • Deteção de contaminação alimentar
  • Seguimento, rastreamento e autenticação de alimentos
  • Limpeza e desinfeção
  • Novas tecnologias para o processamento seguro de alimentos

No 2.º dia, os participantes visitaram empresas do setor alimentar locais e tiveram a oportunidade de participar em mais ações de networking. Realizaram-se reuniões bilaterais organizadas em torno de temas específicos da segurança alimentar e as pessoas tiveram a oportunidade de agendar reuniões presenciais, tanto do tipo empresa a empresa (B2B – "business-to-business") como empresa a universidade (B2A – "business-to-academia").

O evento proporcionou aos produtores alimentares artesanais, de todos os setores, uma oportunidade de discutirem desafios comuns da segurança alimentar e partilharem ideias de melhores práticas entre si e com peritos e investigadores do tema.

Aquilo que distinguiu este de outros eventos de mediação foi o momento da sua realização. Organizado de modo a coincidir com o famoso Dingle Food Festival, os produtores TRADEIT puderam participar na tenda EuroFoodVision, onde tiveram a oportunidade de mostrarem os seus produtos e de se encontrarem com grandes clientes dos mercados irlandês e do Reino Unido presentes no festival.

A tenda EuroFoodVision estava localizada no centro do festival e, apesar de, inicialmente, estar fechada ao público para proporcionar aos produtores alimentares uma oportunidade de conversar com os clientes, ela foi aberta mais tarde, para permitir aos visitantes do festival experimentarem alimentos de vários produtores TRADEIT afiliados.  Embora não fosse permitido aos produtores venderem os seus produtos, eles podiam oferecer amostras numa banca montada na tenda e exibir os seus produtos alimentares e materiais de marketing.

Vários produtores discutiram pormenorizadamente com clientes e obtiveram feedback aos seus produtos e abordagens de mercado. Muitas mais pessoas exibiram os seus produtos quando a tenda foi aberta ao público e continuou a haver um grande número de visitantes até ao fim do dia.



O feedback do público e dos clientes constituiu um enorme incentivo para a confiança de muitos dos produtores.  A organização dos eventos de mediação de forma coincidente com o Food Festival deu aos produtores alimentares a oportunidade de verem o que andam a fazer outros produtores alimentares, permitiu-lhes experimentarem os produtos de outros produtores e, mais importante, procurar oportunidades de mercado para os seus próprios produtos, graça à presença de compradores e do público em geral. 

Email Software by Newsweaver