Nesta edição
Artigo em Destaque
Apresentação do Projeto
Eventos Recentes
Reunião de Lançamento do Projeto TRADEIT
Últimas Notícias
Centros de Apoio para Produtores de Alimentos Tradicionais
Aprendizagem ativa
Academia de Verão TRADEIT para o Empreendedorismo
Produtor Traditional Food
Caso de estudo TRADEIT: Perfil de um Produtor de Queijo Tradicional Irlandês
Inquérito e Workshops de Análise das Necessidades e Barreiras
 
iStock_000005153036Small.jpg
O TRADEIT foi concebido especificamente para abordar as necessidades tecnológicas essenciais das PMEs tradicionais de produção de Laticínios, Carne e Panificação. As atividades de transmissão de tecnologia serão orientadas tanto pela demanda tecnológica das PMEs, como pela oferta dos peritos tecnológicos específicos do setor à Rede TRADEIT.

Esta demanda tecnológica será facilitada por uma extensa “Análise de Necessidades e Barreiras”, que determinará as necessidades tecnológicas, questões comerciais e as barreiras à implementação de soluções a nível local. Embora tenham sido desenvolvidas muitas investigações relacionadas com as necessidades e barreiras à transmissão de tecnologia, existe pouca informação sobre problemas encontrados no empenho de PMEs de pequena e micro escala na Produção Alimentar Tradicional, especificamente a um nível regional e subsetorial.

Atualmente, o projeto TRADEIT está a abordar esta lacuna de conhecimentos através de um fórum/workshop estruturado.  O primeiro passo é a implementação em grande escala de um inquérito eletrónico de análise das necessidades e barreiras (clique aqui para completar o inquérito); também decorrerá uma série de workshops (registe-se aqui nos eventos a decorrer no seu polo regional).

O estabelecimento das necessidades tecnológicas das PMEs de PAT irá garantir que são selecionadas as tecnologias adequadas a apresentar nos diversos eventos TRADEIT. 

Os resultados das análises serão sintetizados num relatório sobre “Necessidades e Barreiras à Transmissão de Tecnologia em Grupos Empresariais de PMEs Alimentares Tradicionais”, recomendando ações necessárias a um nível regional, nacional e europeu, para promover a implementação tecnológica e a capacidade de inovação dentro do Setor Alimentar Tradicional.

Isto dará origem a aperfeiçoamentos em termos de capacidade, eficiência, conformidade, qualidade e inovação dos produtos, permitindo às PMEs de produção alimentar tradicional expandirem-se para mercados europeus até agora inexplorados, assim aumentando a quota de mercado e as receitas.

As tecnologias serão definidas no mercado eletrónico TRADEIT e apresentadas em futuros eventos de transmissão de tecnologia TRADEIT, tais como eventos de mediação e Missões em PMEs, a decorrer ao longo dos próximos 3 anos – todos eles serão promovidos através da newsletter e em www.tradeitnetwork.eu.


Newsletter Marketing Powered by Newsweaver