Feature Article
O primeiro ano do projeto TRADEIT
by Helena McMahon
 

O primeiro ano do projeto TRADEIT foi um período de atividade intensa. As 9 Hubs foram instaladas e as sub-redes associadas ativadas a um nível regional criando consciência dos suportes e ofertas disponíveis aos produtores e investigadores da indústria alimentar tradicional.

 

Uma das primeiras atividades a serem implementadas, em cada uma das Hubs foi uma análise das necessidades e das barreiras, em que os consultores da Hub se comprometeram com os produtores da indústria alimentar, desenvolveram um perfil de empresa e debateram em pormenor as suas necessidades tecnológicas e as do negócio. Mais de 320 empresas participaram e os resultados variaram entre as 9 Hubs e sectores.

O primeiro ano do projeto TRADEIT foi um período de atividade intensa. As 9 Hubs foram instaladas e as sub-redes associadas ativadas a um nível regional criando consciência dos suportes e ofertas disponíveis aos produtores e investigadores da indústria alimentar tradicional.

 

Uma das primeiras atividades a serem implementadas, em cada uma das Hubs foi uma análise das necessidades e das barreiras, em que os consultores da Hub se comprometeram com os produtores da indústria alimentar, desenvolveram um perfil de empresa e debateram em pormenor as suas necessidades tecnológicas e as do negócio. Mais de 320 empresas participaram e os resultados variaram entre as 9 Hubs e sectores. Contudo, no geral as principais áreas identificadas a necessitarem de apoio incluíram os prazos de validade, o abastecimento de ingredientes, a gestão de resíduos, as estratégias de precificação, a rotulagem, o marketing, o acesso à informação, uma mão de trabalho qualificada e a segurança alimentar.

 

Como resposta, foram realizados workshops sobre temas identificados a nível regional (rotulagem, segurança alimentar, estratégias de precificação), utilizando a abordagem de estudo de casos com apresentações de empresas de produtos alimentares locais (sucessos e fracassos). Estes foram muito bem recebidos e esta abordagem continuará nas próximas séries de workshops.

 

Várias outras atividades foram realizadas, incluindo um evento de Brokerage de Panificação Artesanal, que trouxe as PMEs de panificação e o os fornecedores de tecnologia, para trabalharem em rede, explorarem tendências emergentes e desenvolverem parcerias e a primeira Academia de Verão Empresarial para investigadores da indústria alimentar decorreu na Irlanda. Houve uma extensa divulgação e envolvimento das partes interessadas nas atividades que incluíram 4 boletins informativos, participação em conferências, workshops com programa de trabalho de pesquisa e o desenvolvimento de uma nova revista PME para os produtores de alimentos, que será lançada nas próximas semanas. O mercado de produtos TRADEIT está a fornecer e a promover ativamente tecnologias, especialistas e oportunidades de parceria

 

O segundo ano do projeto será rico em eventos e atividades com 5 Eventos de Brokerage pela Europa, um programa extenso de workshops e a 2ª Academia de Verão Empreendedora (a lançar em Dez. 2014). Os conselheiros da Hub locais estão disponíveis para conversarem sobre apoios e eventos futuros. Entre já em contacto, os especialistas e as equipas do projeto estão disponíveis para apoiarem o seu negócio.
Próximos eventos
International Week
Feb 10-12 Kuopio, Finland
 
The Savonia University of Applied Sciences cordially invites you to a “International Week”, taking place on February 10 - 12, 2015 at Kuopio, Finland

This is your opportunity to visit our campuses and meet with teaching and administrative staff of our university and other international services providers from our networks. Enrollment starting September 1, 2014 but we hope that you mark the date to your calendar now as we know how busy you are!

For further information please visit the website
Programme of Events [Click Here]
More Information [Click Here]

We hope to see many of you at our “International Week”!

Sustainability for small food producers Conference and Brokerage Event
March 26-27, 2015, Cologne, Germany



Upcoming events at the Irish Hub
Are you a small food producer in the Dairy, Meat or Bakery sector who would like practical, relevant training to help increase the competitiveness and sustainability of your business?
We are providing free training in the following areas over the next six months (with more to come in 2015/2016):
Food safety and quality
Competitiveness, cost models and pricing strategies
Food labelling and marketing
Supply chain management and distribution

More information can be found on the TRADEIT website

Entrepreneurial Summer Academy
 
We would like to invite you to apply for a place at the TRADEIT Entrepreneurial Summer Academy.

The TRADEIT project is an EU funded multidisciplinary, multi-sectorial collaborative project supporting a Network of Traditional Food SMEs and Food Researchers in the areas of Collaboration, Innovation, Entrepreneurship, Knowledge and Technology Transfer to increase the competitiveness and inter-regional advantage of Traditional Food Producing SMEs.

This is a unique opportunity to take part in a commercially focused three day intensive entrepreneurial training programme for those engaged in and managing Food Research. Completing the Academy will provide the participants with the knowledge to develop their entrepreneurial and innovative mindset  (and that of their Research Centers and Teams) and the skill set to deliver research outputs to the marketplace.

More information can be found on:
Entrepreneurial Summer Academy - Research Manager
Entrepreneurial Summer Academy - Post Graduate Researcher

Artigo em Destaque
Relações a longo prazo - um motivo para a participação ativa das PMEs
 

Na Finlândia, os conselheiros TRADEIT do parceiro de projeto TRADEIT de Savônia estão a apoiar uma rede de PMEs de produtores de alimentos tradicional, localizada predominantemente na área da cidade de Kuopio na Finlândia. A Savonia UAS construiu estreitas relações com estas empresas regionais que utilizam o modelo OIS de aprendizagem do Espaço de Inovação Aberto para apoio às PMEs.

 

Localizar os módulos de formação para a rede de PMEs Finlandesa
O projeto TRADEIT foi concebido para facilitar a transferência de conhecimento como resposta às necessidades específicas das PME a nível regional. Na Finlândia, o processo envolveu uma análise das necessidades e barreiras e visitas no local com os produtores de alimentos para identificar as necessidades específicas das PMEs da região.

Na Finlândia, os conselheiros TRADEIT do parceiro de projeto TRADEIT de Savônia estão a apoiar uma rede de PMEs de produtores de alimentos tradicional, localizada predominantemente na área da cidade de Kuopio na Finlândia. A Savonia UAS construiu estreitas relações com estas empresas regionais que utilizam o modelo OIS de aprendizagem do Espaço de Inovação Aberto para apoio às PMEs.

 

Localizar os módulos de formação para a rede de PMEs Finlandesa
O projeto TRADEIT foi concebido para facilitar a transferência de conhecimento como resposta às necessidades específicas das PME a nível regional. Na Finlândia, o processo envolveu uma análise das necessidades e barreiras e visitas no local com os produtores de alimentos para identificar as necessidades específicas das PMEs da região. A equipa de transferência de conhecimento de Savônia (figura 1) respondeu através do desenvolvimento de workshops, selecionando e localizando o conteúdo dos quatro módulos de formação sobre Segurança Alimentar, Rotulagem e Marketing, Gestão da Cadeia de Abastecimento, Competitividade e Estratégias de Preços para abordar especificamente os itens prioritários para as empresas finlandesas. Um exemplo disso é a inclusão do novo sistema OIVA em caso de questões de Segurança Alimentar.

 
Figura 1.
Em meados de agosto, a visita da Dr.ª Catherine Halbert à Future Food Hub Finland foi de máxima utilidade para aprofundar o desenvolvimento de todos os módulos de formação antes da sua entrega. Na fotografia, da esquerda para a direita: um empresário Tradeit, Risto Hallman; a Dr.ª Catherine Halbert; o formador, M.Sc. Kai Selander (módulo 2); a formadora, M.Sc. Sirpa Vauhkonen (módulo 3); a consultora da hub, Dr.ª Anna-Maria Saarela; e a formadora, M.Sc. Mari Vartiainen (módulo 4).

Sessões práticas interativas de aprendizagem orientada para a ação para PMEs TRADEIT
Os quatro módulos foram dados através de uma abordagem baseada na aprendizagem interativa orientada para a ação, o que permitiu que os produtores alimentares participantes partilhassem as suas experiências, debatessem problemas comuns e abordagens bem-sucedidas e desenvolvessem potenciais soluções. O feedback recebido por parte das empresas tem sido positivo, tanto em relação ao conteúdo como em relação ao apoio prestado, e em particular as oportunidades que foram apresentadas quanto às possibilidades de trabalharem em rede. As PME pediram sessões adicionais, que ocorrerão nos inícios de 2015.

 
Figura 2. A segunda sessão interativa de aprendizagem orientada para a ação: Competitividade, modelos de custos e estratégias de preços para o setor de produtos alimentares tradicional, dada pelo formador M.Sc. Kai Selander, teve lugar a 8 de outubro com a participação de 12 PMEs.

Desenvolvimento de produtos orientado para o consumidor
A universidade de ciências aplicadas de Savônia, através da Future Food Hub, oferece uma vasta gama de serviços e instalações para o desenvolvimento de produtos orientado para o consumidor, como o laboratório para testes de produtos alimentares, o laboratório para produções alimentares piloto e um laboratório de estudo de consumidores ajustável, que pode ser transformado de uma cozinha doméstica num restaurante, num espaço de avaliação individual para 7 pessoas ou numa mesa redonda para painéis de consumidores com possibilidades de observação multifuncionais (Figura 3). A Hub especializou-se em serviços de desenvolvimento de produtos, tais como criação de ideias, desenvolvimento de protótipos, otimização de produtos, análises químicas e microbianas, exames organolépticos por painéis de especialistas e de consumidores, marketing e lançamento de produtos.

 

Encontre mais informações sobre os serviços da Future Food Hub:
ALIMENTOS – serviços de desenvolvimento de produtos
ALIMENTOS – serviços de estudos de consumidores

 
Figura 3. A sala ajustável para painéis de consumidores Future Food pode ser transformada de cozinha doméstica em restaurante e espaço de avaliação individual para 7 pessoas até mesa redonda para painéis de consumidores, com possibilidades de observação multifuncionais

Abordagem única de recolha de dados em situações reais disponível para aumentar as vendas de produtos das PME
Um método de estudo de consumidores reconhecido internacionalmente chamado Análise de Protocolos Verbais (Verbal Analysis Protocol) combinado com a Observação Audiovisual sem Fios (Wireless Audio-Visual Observation) em situações reais (VAP-WAVO) é uma oferta de apoio disponível à Rede de PMEs TRADEIT através da Future Food Hub na Savônia. A abordagem constitui uma técnica útil que permite que os consumidores contribuam na orientação da inovação em desenvolvimento de produtos orientado para o consumidor, conforme as necessidades das empresas. Esta abordagem inovadora foi aplicada com sucesso por uma padaria, a Trube Ltd., que contribuiu para o aumento das vendas de pão de canela em 88% e de pão de manteiga em 22%. (Figura 5) Durante o projeto TRADEIT, a Future Food Hub irá dar o módulo Estratégias de desenvolvimento de produto orientadas para o consumidor para alimentos tradicionais, que também descreve várias outras abordagens sobre como utilizar os consumidores no desenvolvimento de produtos das PMEs. O objetivo principal da Future Food Hub é permitir que empreendedores, educadores, cientistas, inovadores e consumidores colaborem mais de perto utilizando abordagens inovadoras de modo a criarem novo valor para toda a cadeia alimentar.

 
Figura 4. De acordo com dados orientados para o consumidor recolhidos no campo utilizando esta abordagem inovadora, uma padaria com o nome Trube Ltd. aumentou as vendas de pão de canela em 88% e de pão de manteiga em 22%, afirmou o diretor da empresa, Sr. Jarmo Tolvanen, retratado na fotografia com a consultora da hub, Dr.ª Anna-Maria Saarela, e a conferencista principal, Anja-Riitta Keinänen.

Os interessados em participar nos workshops de desenvolvimento de produtos orientados para o consumidor deverão contactar a Dr.ª Anna Maria Saarela pelo e-mail anna-maria.saarela@savonia.fi.

 

*) Saarela A-M, Kantanen T, Lapveteläinen A, Mykkänen H, Karppinen H, Rissanen R. Combining Verbal Analysis Protocol and Wireless Audio-Visual Observation to Examine Consumers’ Supermarket Shopping Behavior. International Journal of Consumer Studies. doi: 10.1111/ijcs.12022, 2013.

Eventos Recentes
As necessidades de investigação e as barreiras à inovação que as pequenas PME de produtos alimentares tradicionais enfrentam
by Brian McKenna
 
Após uma série de workshops de consulta em que as necessidades de investigação e as barreiras à inovação das PME de produtos alimentares tradicionais, foi muito evidente que a menos que uma PME tivesse encontrado um problema tecnológico muito específico, pouca atenção era dada às necessidades de investigação. De facto, embora a maioria desejasse expandir os seus negócios e participar na inovação de produtos, as barreiras podiam ser listadas do seguinte modo:

Após uma série de workshops de consulta em que as necessidades de investigação e as barreiras à inovação das PME de produtos alimentares tradicionais, foi muito evidente que a menos que uma PME tivesse encontrado um problema tecnológico muito específico, pouca atenção era dada às necessidades de investigação. De facto, embora a maioria desejasse expandir os seus negócios e participar na inovação de produtos, as barreiras podiam ser listadas do seguinte modo:

  • falta de tempo para a inovação adequada;
  • dificuldades de acesso ao financiamento para a inovação;
  • dimensão inadequada e o custo de novos equipamentos de processamento para a entrega de produtos inovadores;
  • problemas na criação de redes de distribuição adequadas;
  • problema de consciência da inovação

 

Rapidamente se tornou evidente que as necessidades eram tanto nas ciências humanas e organizacionais como nas ciências físicas e tecnológicas. De fato, a partir de outra Investigação e Inovação Estratégica, como por exemplo a Plataforma Tecnológica Europeia Food for Life, pode observar-se que o problema de consciência da inovação é um dos mais críticos. Muitas PMEs não têm os recursos científicos para aceder facilmente a novos desenvolvimentos tecnológicos e mesmo quando este não é o caso, estão muito sobrecarregadas com as questões de gestão do dia-a-dia nas suas empresas para dedicarem tempo suficiente à inovação. Isto confirma a afirmação anterior de que as barreiras humanas e organizacionais dominam a área.

 

Contudo existem muitas questões científicas que são motivo de preocupação para as PMEs à medida que elas embarcam na jornada da inovação. A segurança alimentar, com o seu próprio conjunto de barreiras regulamentares, tem de ser resolvida. Da mesma forma, as questões de sustentabilidade devem ser resolvidas se é para ser obtido um desenvolvimento rentável. Finalmente as questões do consumidor devem ser completamente compreendidas, especialmente, porque a inovação de produtos alimentares, tradicionalmente, tem apresentado uma baixa taxa de sucesso. As questões da linguagem tornam-se igualmente importantes neste contexto, já que, enquanto os resultados básicos, como as constantes mudanças nos hábitos alimentares por toda a Europa podem ser entendidos, a linguagem utilizada pelos nutricionistas, cientistas de consumidores e pelos gestores de PMEs não é necessariamente a mesma e um diálogo muito próximo entre os três é essencial para o sucesso.

 

Como o desenvolvimento da Inovação e Pesquisa Estratégica TRADEIT estará a avançar em fases durante os próximos 8 meses, as PMEs são convidadas a contribuírem através do envio para a nossa equipa, de pequenos pormenores de qualquer problema tecnológico específico que elas possam estar a ter e para o qual poderiam beneficiar da investigação, ou de qualquer barreira à inovação que elas possam sentir que estão enfrentar, não importando quão pequena possa ser. As sugestões podem ser enviadas para mckennabm@eircom.net ou para j.knol@effost.org
Fonte de Inovação na Panificação TRADEIT em Potsdam
 

Nos dias 6 e 7 de novembro mais de uma centena de padeiros, fornecedores, investigadores e especialistas de toda a Europa reuniram-se em Potsdam para o evento de Brokerage de Tecnologia para a Panificação TRADEIT. A afluência foi especialmente animadora dado que os participantes tiveram de superar problemas durante a viagem causados por uma greve do sistema ferroviário principal.

 

O objetivo do evento, organizado pelo ILU [Institut für Lebensmittel- und Umweltforschung eV (instituto de investigação de ciências alimentares e ambientais)], foi dar às PMEs de Panificação uma oportunidade de aprenderem e adotarem as tecnologias mais recentes da investigação europeia.

Nos dias 6 e 7 de novembro mais de uma centena de padeiros, fornecedores, investigadores e especialistas de toda a Europa reuniram-se em Potsdam para o evento de Brokerage de Tecnologia para a Panificação TRADEIT. A afluência foi especialmente animadora dado que os participantes tiveram de superar problemas durante a viagem causados por uma greve do sistema ferroviário principal.

 

O objetivo do evento, organizado pelo ILU [Institut für Lebensmittel- und Umweltforschung eV (instituto de investigação de ciências alimentares e ambientais)], foi dar às PMEs de Panificação uma oportunidade de aprenderem e adotarem as tecnologias mais recentes da investigação europeia. Juntou debates e apresentações formais com oportunidades formais e informais para descobrir e investigar a adoção de novas tecnologias.

 

O evento teve um programa completo de oradores abrangendo as futuras tendências na Panificação e o desenvolvimento mais recente de produtos. Depois disto, seguiu-se uma oportunidade de se sentarem com especialistas e fornecedores de tecnologias para explorarem formas através das quais estas tecnologias poderiam ajudar os seus negócios. Existem já algumas novas parcerias a surgirem entre os parceiros europeus que têm potencial para mudarem drasticamente esses negócios.

 

O feedback dos participantes tem sido muito bom, com algumas novas relações internacionais fortes a formarem-se. A oportunidade de aprender que as empresas de panificação por toda a Europa enfrentam os mesmos desafios e oportunidades foi particularmente valorizado. As equipas do projeto TRADEIT estão agora ansiosas por ajudarem na rentabilidade dessas padarias a partir das suas novas ideias e contactos.

 

O evento fechou com um evento exclusivo – uma sessão prática de padaria internacional na qual os participantes trabalharam em conjunto para produzirem uma gama de pães e bolos. Tanto quanto qualquer um dos procedimentos de reuniões formais, este permitiu aos padeiros se juntarem e formarem novas relações internacionais.

 

Este foi o primeiro de uma série deste tipo de eventos. O próximo será um evento cujo tema é a Sustentabilidade, aberto a todos os participantes TRADEIT, e realizado paralelamente à exposição Anuga Foodtech, em Colónia, em Março. Se gostaria de participar contacte a sua Hub TRADEIT mais próxima através da página de contacto deste website.
Email Newsletter Software by Newsweaver