Nesta edição
Artigo em Destaque
Relações a longo prazo - um motivo para a participação ativa das PMEs
Eventos Recentes
As necessidades de investigação e as barreiras à inovação que as pequenas PME de produtos alimentares tradicionais enfrentam
Fonte de Inovação na Panificação TRADEIT em Potsdam
O primeiro ano do projeto TRADEIT
by Helena McMahon
 
As necessidades do negócio e tecnológicas chave identificadas num inquérito a 320 produtores de alimentos
As necessidades do negócio e tecnológicas chave identificadas num inquérito a 320 produtores de alimentos

O primeiro ano do projeto TRADEIT foi um período de atividade intensa. As 9 Hubs foram instaladas e as sub-redes associadas ativadas a um nível regional criando consciência dos suportes e ofertas disponíveis aos produtores e investigadores da indústria alimentar tradicional.

 

Uma das primeiras atividades a serem implementadas, em cada uma das Hubs foi uma análise das necessidades e das barreiras, em que os consultores da Hub se comprometeram com os produtores da indústria alimentar, desenvolveram um perfil de empresa e debateram em pormenor as suas necessidades tecnológicas e as do negócio. Mais de 320 empresas participaram e os resultados variaram entre as 9 Hubs e sectores. Contudo, no geral as principais áreas identificadas a necessitarem de apoio incluíram os prazos de validade, o abastecimento de ingredientes, a gestão de resíduos, as estratégias de precificação, a rotulagem, o marketing, o acesso à informação, uma mão de trabalho qualificada e a segurança alimentar.

 

Como resposta, foram realizados workshops sobre temas identificados a nível regional (rotulagem, segurança alimentar, estratégias de precificação), utilizando a abordagem de estudo de casos com apresentações de empresas de produtos alimentares locais (sucessos e fracassos). Estes foram muito bem recebidos e esta abordagem continuará nas próximas séries de workshops.

 

Várias outras atividades foram realizadas, incluindo um evento de Brokerage de Panificação Artesanal, que trouxe as PMEs de panificação e o os fornecedores de tecnologia, para trabalharem em rede, explorarem tendências emergentes e desenvolverem parcerias e a primeira Academia de Verão Empresarial para investigadores da indústria alimentar decorreu na Irlanda. Houve uma extensa divulgação e envolvimento das partes interessadas nas atividades que incluíram 4 boletins informativos, participação em conferências, workshops com programa de trabalho de pesquisa e o desenvolvimento de uma nova revista PME para os produtores de alimentos, que será lançada nas próximas semanas. O mercado de produtos TRADEIT está a fornecer e a promover ativamente tecnologias, especialistas e oportunidades de parceria

 

O segundo ano do projeto será rico em eventos e atividades com 5 Eventos de Brokerage pela Europa, um programa extenso de workshops e a 2ª Academia de Verão Empreendedora (a lançar em Dez. 2014). Os conselheiros da Hub locais estão disponíveis para conversarem sobre apoios e eventos futuros. Entre já em contacto, os especialistas e as equipas do projeto estão disponíveis para apoiarem o seu negócio.
Newsletter Marketing Powered by Newsweaver