As Missões PME em Foco
by Joan Lockyer
As Missões PME têm um papel importante a desempenhar na execução bem-sucedida do projeto TRADEIT e seus objetivos. As Missões PME são uma série de atividades realizadas pelos Hubs regionais e setoriais, concebidas com a intenção expressa de solucionar problemas tecnológicos e de inovação das PMEs.
O foco desta newsletter centra-se na série de eventos das Missões PMEs a decorrer em toda a rede TRADEIT. Irá começar com uma revisão de onde as Missões encaixam na estratégia global e, em seguida, detalhar algumas das Missões que foram realizadas ou estão a ser planeadas em que poderá querer participar.
|
| |
Traditional Baking in Europe - Learning from Each Other
April 11th/12th 2016, Bragança, Portugal
Adding Specialness to the Artisan Baking, Power of Place & Heritage Instituto Politécnico de Braganca & Pão de Gimonde Bakery, Bragança, Portugal, April 11th/12th 2016 At this unique event, the TRADEIT Network will bring together bakers from across Europe to participate in a hands-on workshop in the renowned bakery of Pão de Gimonde in Bragança, Portugal. Through a vibrant program of activities, participants will get the opportunity to learn about European traditional breads share experiences and insights on ingredients, baking methods and explore the role of innovation in the future the traditional and craft bakeries. Over the two-day event, bakers will bake, explore new market areas, investigate new ingredients, develop recipes and expand their bakery repertoire.
Practical Bakery Demonstration for Traditional SMEs with renowned US baker Mitch Stam
IT Tralee, Co. Kerry
Date: May 10th 2016 Title: Practical Bakery Demonstration for Traditional SMEs with renowned US baker Mitch Stam Location: IT Tralee, Co. Kerry
More information e-mail Michael Gleeson
|
| |
Missões PME – Brevemente num Hub TRADEIT Perto de Si
Missões são mais do que uma oportunidade para trabalhar em rede; a atenção centra-se na resolução de problemas
by Joan Lockyer
Ao longo dos dois anos em que o projeto TRADEIT tem sido executado, um dos seus principais objetivos tem sido apoiar o crescimento e a competitividade das PMEs através da utilização efetiva de tecnologia. Tendo em consideração que a nossa atenção se centra em PMEs dedicadas à produção de alimentos tradicionais nos setores dos laticínios, carnes e panificação, este é um grande desafio.
Ao longo dos dois anos em que o projeto TRADEIT tem sido executado, um dos seus principais objetivos tem sido apoiar o crescimento e a competitividade das PMEs através da utilização efetiva de tecnologia. Tendo em consideração que a nossa atenção se centra em PMEs dedicadas à produção de alimentos tradicionais nos setores dos laticínios, carnes e panificação, este é um grande desafio.
Ao longo desse tempo, falámos com muitas PMEs, mais de 700 participaram em eventos TRADEIT e muitas mais têm sido contactadas através dos nossos Hubs ou têm procurado aconselhamento junto dos nossos especialistas. O nosso objetivo com este diálogo permanente tem sido apoiar a adoção da inovação e/ou de práticas inovadoras por parte dos produtores artesanais de alimentos com os quais lidamos. Existem dois problemas que geralmente se colocam quando utilizamos as palavras "artesão" e "inovação" na mesma frase. Um é que muitos produtores artesanais mantêm-se dedicados ao seu ofício, sustentando que é a natureza manual do processo de produção que o torna merecedor da descrição "artesanal". O segundo problema é a suposição de que inovação deve ser de base tecnológica, quando, na realidade, inovação é qualquer coisa que seja nova para si, não algo que seja novo para o mundo e de que pode ser uma inovação de produto, processo ou serviço. A maneira em que a inovação pode ter impacto sobre as empresas empreendedoras artesanais é vasta e muito variada. Não tem de ter um impacto negativo sobre a essência do processo ou comprometer a ética do produtor para ser impactante de uma maneira positiva.
No TRADEIT, a nossa abordagem desde o início tem sido a de perguntar às empresas o que precisam, em vez de lhes dizer o que deveriam ter. A este respeito, os últimos dois anos têm sido caracterizados por uma série de exercícios de consulta em que perguntámos para nos falarem sobre as suas necessidades de negócio e dos fatores que mais inibem o seu potencial de crescimento. Inicialmente fizemo-lo através de um inquérito on-line e pequenos grupos de discussão e workshops.
Em parte em resposta ao dito acima e em parte baseado no nosso conhecimento das tendências (como “sem glúten” no setor da panificação), temos organizado uma série de eventos de brokerage. Tiveram lugar ao todo seis eventos de brokerage que centraram a sua atenção na especialização dos nossos Hubs setoriais. Três eventos abordaram necessidades transectoriais: , segurança alimentar e os outros três abordam as áreas de produto principal: laticínios, carnes e panificação.
Os eventos de brokerage juntaram fornecedores de tecnologia e conhecimento e PMEs num contexto muito específico. Os eventos proporcionaram às PME uma oportunidade de resolverem um problema tecnológico específico que tinham identificado e discutido com o consultor do Hub local. As reuniões bilaterais, um elemento chave dos eventos de brokerage, criaram o espaço para discussões detalhadas e trabalhos em rede entre fornecedor de tecnologia e produtor. maneira em que os problemas têm sido abordados. que muita da aprendizagem ocorre através da assistência de colegas – artesão para artesão – e poderá não ter envolvido qualquer tipo de tecnologia. O que sabemos é que colegas do mesmo ramo se identificam com os desafios e frustrações de um contexto particular. Sabemos que estes profissionais possuem frequentemente um conhecimento profundo e duramente conquistado do setor e que a partilha desse conhecimento pode ser mais vantajoso do que a maioria das outras fontes de apoio e intervenção.
A nossa pesquisa e experiência também nos diz que as soluções dos problemas vividos pelos artesãos são muitas vezes mais do âmbito da gestão e das competências pessoais do que relacionadas com o produto. O produtor poderá precisar de ajuda na criação de uma estratégia para as redes sociais, ou na gestão dos empregados ou das contas. Também há muitos exemplos de problemas com cadeias de fornecimento e de distribuição que não afetam apenas um produtor individual, mas também o setor numa região específica ou agrupamentos de artesãos de vários setores.
ao seu último ano como projeto, as Missões PME constituem a fase final das atividades formais do projeto no apoio à transferência de inovação. Nos nove Hubs regionais têm estado a decorrer uma série de Missões e cada Missão é organizada em torno das necessidades das PME locais (em relação ao Hub específico). Detalhes sobre as Missões podem ser encontradas na página Web do TRADEIT e nos artigos desta newsletter. Algumas das ". Por isso, agora é o momento ideal para entrar em contacto com o seu Hub local para manifestar o seu interesse num evento ou sugerir um que poderá ser relevante para si ou o seu setor.
O objetivo das Missões é juntar pessoas com um problema comum a solucionar com aqueles com capacidade para fornecer uma solução, ou, no mínimo, aproximar o problema da resolução. Os artigos nesta newsletter fornecem alguns exemplos dos tipos de Missão que estão a ser planeadas. As Missões podem assumir muitas formas e começamos por descrevê-las genericamente como: micro; meso e macro, em termos de enfoque e escala.
A "micromissão" poderá ser um pequeno grupo de (menos de 10) produtores numa região ou setor específicos e que partilham um problema comum. Neste contexto, a missão é muito focada e mais uma mesa redonda moderada pelo consultor do Hub e apoiada por especialistas relevantes com conhecimentos sobre o problema específico a abordar. Missões de microescala também poderão ser necessárias como reflexo da vasta dispersão geográfica de artesãos em algumas das regiões abrangidas pelo Hub.
A "mesomissão" poderá ter uma escala maior (10 a 20 participantes) e abordar um problema mais geral ou uma escala mais ampla dentro de um setor ou região. Estes eventos reconhecem que uma solução de um problema poderá ser regional, em vez de em função de um produto ou setor.
As missões de macroescala poderão ser ao nível da indústria e ser mais relevantes para os produtores de maior escala. Isto reflete o entendimento de que o conceito de PME representa um amplo espetro de empresas, algumas com muitos empregados e uma infraestrutura complexa. Embora o termo "artesanal" poderá, para alguns, já não ser relevante no caso de empresas desta escala, reconhecemos que os problemas, com os quais os produtores de dimensão média se confrontam, continuam a necessitar de ser abordados e a experiência valiosa desses produtores ser partilhada com produtores de menor escala. A "macromissão" também poderá referir-se a um setor ou agrupamento específico, independentemente da escala do produtor.
As Missões alimentam o conceito do modelo "Small Business Technology Transfer and Research" (SBTTR) adotado pelo projeto TRADEIT. Este modelo de cinco fases tem por objetivo apoiar o processo de transferência de conhecimento e inovação para as pequenas e médias empresas (modelo anexado), com o objetivo de melhorar a sua competitividade global. As Missões têm por objetivo apoiar as fases 4 e 5 deste processo, ajudando as PME não apenas a encontrar soluções, mas a enfrentar as complexidades legais e contratuais de assegurar e adotar uma nova tecnologia. Pode também acontecer que a inovação já se encontra na PME e o produtor precisar de apoio em saber como proteger a sua propriedade intelectual.
Em resumo, as Missões TRADEIT existem para apoiar PMEs dedicadas à produção de alimentos tradicionais nos setores dos laticínios, carnes e panificação. Serão realizadas em toda a rede TRADEIT e constituirão uma oportunidade de ter acesso a aconselhamento e apoio de especialistas na resolução dos seus problemas. Trata-se de uma oportunidade boa demais para deixar passar.
| |
Sucesso Sustentável em Berlim
by Martha Walter
O Hub na Alemanha, situado no Institut für Lebensmittel- und Umweltforschung e.V. (ILU), é responsável por duas áreas: Panificação e Sustentabilidade. Consulta e colaboração com PMEs e inovadores nos setores revelaram um leque de interesses para as PMEs alemãs e formou a base das Missões realizadas entre outubro de 2015 e março de 2016.
O Hub na Alemanha, sediado no Institut für Lebensmittel- und Umweltforschung e.V. (ILU), é responsável por duas áreas: Panificação e Sustentabilidade. Ações de consulta e colaboração com PMEs e inovadores nos setores revelou um leque de interesses para as PMEs alemãs e formou a base das Missões realizadas entre outubro de 2015 e março de 2016. A saber: - Subsídios para a utilização de energias renováveis
- Redução dos custos do consumo de energia
- Novas possibilidades para poupar energia e água
- Melhoria da segurança alimentar: Sistemas de determinação rápida
- Cozer com grãos antigos
- Desenvolvimento de produtos vegetarianos e vegan
- Rotulagem (alergénios, produtos vegetarianos e vegan)
- Exclusão de aditivos alimentares sintéticos
Com base nas primeiras três necessidades acima, foi realizada, em outubro de 2015, uma Missão PME focada na redução de custos operacionais através da melhoria da sustentabilidade; os detalhes são apresentados abaixo.
Sustentável E a Preços Acessíveis Esta Missão foi realizada nas instalações da Märkisches Landbrot GmbH, em Berlim, e seguiu-se a um workshop sobre gestão ambiental. Esta empresa é uma padaria tradicional distribuidora de produtos orgânicos, que tem sido certificada segundo o sistema de gestão ambiental EMAS desde 1995, tendo sido a primeira empresa de transformação de alimentos na Europa a consegui-lo.
Todos os participantes do Workshop e da Missão obtiveram uma perspetiva aprofundada de toda a empresa através de uma visita às instalações, onde foram apresentadas tecnologias sustentáveis relacionadas e a atual implementação da gestão ambiental.
Uma apresentação e discussão de estudo de casos com um consultor de energia independente da ZAB Brandenburg, uma organização de interessados, encerrou o programa. As PMEs obtiveram, assim, informação sobre tecnologias e possibilidades de financiamento com base nas suas necessidades, que tínhamos identificado antes do evento.
Tornando os Alimentos Mais Seguros A Missão seguinte, em novembro de 2015, foi realizada no campus da Universidade de Potsdam e centrou a sua atenção em sistemas de determinação rápida para a melhoria da segurança alimentar. Este evento incluiu várias apresentações de tecnologia, realizadas no local pelos respetivos fornecedores. Em seguida, as PMEs discutiram as suas necessidades com empresas de análises, bem como entre si envolvendo os estudos de casos. Este evento foi organizado em associação com ZAB Brandenburg, a Universidade de Potsdam, Potsdam Transfer e ILU/TRADEIT.
Grãos Antigos e Reduzir Aditivos As Missões para os meses de fevereiro e março de 2016 têm como base as necessidades 5 a 8 enumeradas acima. Um dos eventos centrará a sua atenção no tema "Cozer com grãos antigos" e o outro abordará questões de rotulagem no setor da panificação. Uma outra Missão concentrar-se-á na utilização de tecnologia de formação de espuma para substituir aditivos alimentares e para produzir espumas vegans. Oradores e tecnólogos especialistas da ILU e da IGV GmbH apresentarão os seus conhecimentos teóricos e práticos nos laboratórios de aplicação da ILU.
Título/tópico da missão | Data | Localização | Redução em custos operacionais orientada para a ecologia | 13.10.2015 | Märkisches Landbrot GmbH, Berlim | Melhoria da segurança alimentar / Sistemas de determinação rápida | 25.11.2015 | Universidade de Potsdam | Grãos antigos para a panificação tradicional | 02.02.2015 | ILU e.V. | Formação de espuma sem aditivos alimentares + espumas vegans para pratos sem ovo | Março de 2016 | ILU e.V. |
Se estiver interessado nas oportunidades delineadas aqui, entre em contacto com Martha Walter (Martha.Walter@ilu-ev.de)
| |
Encontrar Tempo para o Futuro....
by Tess Lukehurst
No Hub do Reino Unido, sediado em Coventry University Enterprises, passamos os últimos dois anos a falar com PMEs produtoras de alimentos sobre as suas necessidades. Arrancámos com um inquérito global sobre "necessidades e barreiras" e, desde então, tivemos reuniões com um número considerável de pequenas empresas para analisar com mais atenção os seus obstáculos ao crescimento.
No Hub do Reino Unido, sediado em Coventry University Enterprises, passamos os últimos dois anos a falar com PMEs produtoras de alimentos sobre as suas necessidades. Arrancámos com um inquérito global sobre "necessidades e barreiras" e, desde então, tivemos reuniões com um número considerável de pequenas empresas para analisar com mais atenção os seus obstáculos ao crescimento.
O resultado deste trabalho será alguns eventos dedicados que designamos por Missões e a nossa Missão é ajudar as pessoas a encontrarem soluções que proporcionarão estímulos imediatos aos seus negócios.
É-nos dito frequentemente que, utilizando tecnologia, um produto deixaria de ser verdadeiramente artesanal. Não concordamos inteiramente. O importante é identificar claramente o que torna o seu produto artesanal e os pontos onde a intervenção manual é essencial; depois disso, pode automatizar tudo o que o poderia distrair de conseguir o melhor resultado para essa parte do processo.
Os tópicos estão todos subordinados a temas comuns: - Tecnologias de Negócio para Libertar Tempo
Iniciámos o processo de identificar um conjunto de tecnologias que irão libertar o tempo do produtor das tarefas de administração e gestão do negócio. Encontrámos algumas excelentes soluções para padarias e estamos a trabalhar afincadamente em encontrar mais – quanto menos tempo os produtores passarem a tratar das contas ou a ir atrás de dívidas, mais tempo terão para tratar daquilo que realmente interessa e que rentabiliza o negócio e seus produtos. - Acesso a Tecnologia de Embalagem, Rotulagem e Rastreabilidade
Não resta dúvida de que se trata de tópicos "quentes". Para competir no mundo moderno, os produtos têm de estar corretamente embalados, bem rotulados e serem completamente rastreáveis. A dificuldade reside em que tudo isto custar dinheiro e, assim, os produtores podem ter de viver por um longo período de tempo com quaisquer decisões que fizer. Esta Missão foi concebida para os ajudar a tomarem as opções corretas desde o primeiro momento. Muitos dos nossos produtores nos setores dos laticínios e das carnes têm problemas com a velocidade a que podem congelar os seus produtos, e sobre como manejá-los depois disso sem voltarem a aquecer ou enregelar os seus empregados. Este será o foco de atenção de uma terceira Missão. Procuramos ativamente PMEs que gostariam de uma solução para este problema e produtores de tecnologia que poderão já ter uma solução adequada a pequenos produtores.
Para todos estes tópicos iremos juntar especialistas e fornecedores de produtos que poderão ajudar a guiá-lo através destas áreas complicadas. Em dezembro anunciámos as datas e locais destes eventos. Sempre que necessário haverá financiamento disponível para ajuda com as despesas de deslocação (para PMEs do Reino Unido).
Os nossos convidados nestes eventos dizem-nos repetidamente que as vantagens dos nossos eventos não se restringem o seu negócio enquanto está connosco.
Se estiver interessado nas oportunidades delineadas aqui, entre em contacto com Tess Lukehurst: TLukehurst@cad.coventry.ac.uk
| |
Charcutaria, Certificação de Segurança Alimentar, Principais Tendências na Panificação, Controlo Leiteiro e Infraestrutura de Rede Social
Missões alimentares na Irlanda – respondendo às necessidades dos membros TRADEIT
by Michael Gleeson
O Hub TRADEIT tem estado a escutar os seus membros e a responder com um conjunto de Missões PME adaptadas aos seus setores.
O Hub TRADEIT tem estado a escutar os seus membros e a responder com um conjunto de Missões PME adaptadas aos seus setores.
O Setor das Carnes A Irlanda tem sido, durante gerações, um produtor de alta qualidade de um vasto leque de animais domésticos, incluindo gado, ovelhas, porcos e aves. Uma das vantagens do nosso clima marítimo húmido e ameno é a de a erva crescer durante quase 10 meses do ano, sem seca no verão. Tradicionalmente, cada família tinha um par de porcos para a casa e, na hora do abate, a carne era conservada em salga, sendo os pedaços frescos distribuídos entre vizinhos. Cada cidade e aldeia tinha o seu talhante local e a ênfase estava em carne fresca de qualidade. Como consequência disso, muito pouca importância era dada a métodos de conservação da carne, como a fermentação, a cura ou o fumeiro. Devido à popularidade crescente das carnes curadas à maneira "continental", existe um interesse crescente nesta área entre talhantes, agricultores e outras PMEs irlandesas produtoras de carne. Nos dias 3 e 4 de março, a Gubbeen Farm em West Cork irá acolher a Missão Carnes do TRADEIT. Esta irá juntar todos os intervenientes irlandeses mais importantes na área da charcutaria e da cura de carnes, juntamente com vários especialistas internacionalmente reconhecidos neste domínio. Os participantes irão tomar conhecimento dos princípios e da ciência da produção de charcutaria, serem introduzidos a um conjunto de embalagens e outras tecnologias novas de produção de carne, terão a oportunidade de ver as instalações de última geração em Gubbeen e a oportunidade de fazerem charcutaria para eles próprios num workshop prático conduzido por Jackie Kennedy, produtor de charcutaria do Reino Unido e membro do TRADEIT.
A maioria das padarias regionais que entraram em contacto com o TRADEIT além do registo na direção de saúde ambiental (Environmental Health Office, EHO) local. Embora muitas forneçam supermercados e tenham de cumprir com as normas e inspeções dos mesmos, ou BRC) restringe-lhes a capacidade de acederem a mercados mais amplos ou mesmo de exportação. Numa Missão "Segurança Alimentar para IT de Tralee em 1 de dezembro, padarias locais juntaram-se para um workshop e discussão focados, moderados por Catherine Halbert, parceira do projeto TRADEIT. Um estudo de caso realizado pela padaria Bia Ganbreise, membro TRADEIT e avaliada com ‘A’ pelo BRC, salientou a realidade de satisfazer os mais altos padrões e os participantes também tomaram parte num webinar da Safefood 360, um fornecedor de software para Segurança Alimentar, empresa fundada na Irlanda mas que agora fornece soluções tecnológicas para empresas de alimentos a nível global. O Hub irlandês continua a trabalhar com padarias tradicionais, assistindo-as no acesso a tecnologias e a apoios através do TRADEIT Marketplace.
Master class em Panificação Muitas das padarias envolvidas no Hub irlandês já estão envolvidas na produção de produtos de padaria gourmet, alternativa e funcional. No entanto, em muitos casos têm sentido dificuldades em adaptarem a sua produção, formar pessoal e encontrar ingredientes de boa qualidade para aproveitarem ao máximo as novas oportunidades na panificação. m maio, o TRADEIT irá acolher, em colaboração com o departamento "Hotel, Catering and Tourism" no IT de Tralee, o mestre padeiro americano Mitch Stamm, que irá conduzir durante um dia inteiro uma master class de panificação com padarias PME tradicionais. Introduziremos os respetivos proprietários a um conjunto de estilos e tendências na panificação, ajudá-los a aperfeiçoar as suas competências e desenvolver um leque de novos produtos de padaria.
Responder às Necessidades de Redes Sociais de PMEs Produtoras de Alimentos Um grupo de 20 produtores de alimentos participou numa missão intitulada "Gerir a Sua Infraestrutura de Rede Social – Desmistificar as Redes Sociais para PMEs Produtoras de Alimentos", que decorreu no Instituto de Tecnologia de Tralee no dia 11 de janeiro. Esta missão foi organizada depois do workshop "Smart Use of IT", onde foi salientada uma necessidade em torno da utilização das redes sociais como uma ferramenta de marketing importante para PMEs produtoras de alimentos, e a vontade de se organizar um workshop prático dedicado especificamente a essa questão.
Esta sessão de trabalho orientada pelos especialistas em branding e marketing digital, "The Brand Geeks", abrangeu o ciclo completo de atividades necessárias ao marketing eficaz dos negócios de uma PME, incluindo a seleção da plataforma digital, configuração e a frequentemente negligenciada criação da “bio”. Os participantes também aprenderam competências eficazes para a gestão de contas, como a maneira de utilizar painéis de controlo, quem seguir e como, o desenvolvimento e a utilização de "listas", que avaliações on-line publicar e quando, e atualizar contas existentes. As empresas participantes foram encorajadas a trazerem os seus portáteis e smartphones no dia da sessão para assegurar que regressariam a casa no caminho certo para o sucesso nas redes sociais. Um problema comum evidenciado durante o workshop foi que, embora a maioria dos produtores de alimentos utilizassem ferramentas informáticas e redes sociais, muitos não sabiam como fazê-las "cantar em coro", realizando mais eficazmente a tarefa que queriam realizar, economizando simultaneamente tempo e dinheiro.
| |
Outras Missões em Desenvolvimento
Ainda tem oportunidade de influenciar a estratégia de Missões do seu Hub. Os detalhes estão disponíveis mais abaixo
by Joan Lockyer
O Hub TRADEIT na Irlanda empenha-se ativamente com o seu mercado e destas conversações têm surgido vários tópicos para Missões, mas continuamos recetivos a mais sugestões. Para já, a intenção é abordar o seguinte:
Hub de Savonia, Finlândia Está em curso a planificação da Missão PME. Savonia vai realizar cinco módulos de formação durante os meses de outono (veja abaixo para detalhes). Durante as sessões discutirão as Missões e farão entrevistas mais detalhadas a empresas para determinar o seu estado atual e as necessidades de desenvolvimento.
No momento, identificaram como temas principais das Missões as seguintes correntes gerais: - novos ingredientes
- necessidades de desenvolvimento de produtos
- comparação das melhores práticas na produção
Se quiser participar nas ações de formação ou sugerir um tema para as Missões PME, contacte: Anna-Maria.Saarela@savonia.fi
APRE, Itália O Hub em Itália tem centrado a sua atenção em dois temas chave: - Acesso a instrumentos financeiros da UE para as PMEs
- Um foco de agrupamento (possivelmente "Mortadella") para dar resposta a necessidades tecnológicas e de inovação específicas no setor.
Se quiser manifestar um interesse nas Missões PME que estão a ser organizadas pelo Hub italiano para o início de 2016 ou sugerir outros temas para Missões PME, contacte: Matteo Di Rosa (dirosa@apre.it)
IPB, Portugal O Hub português teve a sua primeira Missão em novembro de 2015. Realizaram um workshop que centrou a sua atenção em dois assuntos: - fornecedores de tecnologia: como alta pressão; acondicionamento em atmosfera modificada;
- assistência de software e serviços às PME: (uma empresa que comercializa software para produção, rastreabilidade, etc.) e Imperativo (um serviço de consultadoria)
Se quiser manifestar um interesse nas Missões PME futuras que estão a ser organizadas pelo Hub português ou sugerir outros temas para Missões, contacte: Elsa Ramalhosa (elsa@ipb.pt)
CF+I, Espanha Presentemente, estão a ser planeadas Missões para o início de 2016 e o Hub espanhol está muitíssimo recetivo a sugestões de temas relacionados com carne.
Se quiser manifestar um interesse nas Missões PME que estão a ser organizadas pelo Hub espanhol ou sugerir outros temas para Missões, contacte: Macarena Baylos (mbaylos@clusterfoodmasi.es)
Food Concepts, Polónia Na Polónia, a maior parte dos produtores de leite tradicionais são microempresas familiares. Por conseguinte, os proprietários têm pouco tempo e recursos muito limitados para participarem em eventos e ações de formação; também têm poucos recursos para fazer investimentos. A Missão foi organizada para responder às necessidades e expectativas destes produtores, mas não esquecendo igualmente que as necessidades dos grandes produtores de leite também devem ser abordadas.
A Missão juntará os três grupos de produtores de leite tradicionais, com investigadores e empresas fornecendo tecnologia.
Uma série de eventos teve lugar em dezembro de 2015, em Varsóvia. Para informações adicionais ou se quiser manifestar um interesse em Missões futuras na Polónia, contacte: Dr. Andrzej Fetlinski (fc@food-concept.pl)
ITENE, Espanha O fornecimento de soluções para embalagens é um tema que surge frequentemente em várias Missões planeadas por consultores dos Hub. ITENE irá apoiar outros Hubs na realização das suas Missões. No entanto, se pretender manifestar um interesse num destes eventos organizados pela ITENE, contacte: Vanessa Delmer (vanessa.delmer@itene.com)
| |
|
|