Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 1: Aprender com os outros e com os especialistas
Lição 2: Considerar as vantagens da associação do evento de brokerage a um internacionalmente importante
Lição 3: Concentração no que é importante e relevante para o público
Lição 4: Utilização das redes
Lição 5: Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas Inovação e transferência de tecnologia para as PMEs
Lição 5: Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas Inovação e transferência de tecnologia para as PMEs
Inovação e transferência de tecnologia para PME
 

A Cluster Food +I é uma associação sem fins lucrativos que inclui empresas, centros de investigação e instituições dos governos regionais com o objetivo de promover a competitividade e desenvolvimento da indústria alimentar da região do vale do Ebro (Espanha) através da colaboração e inovação. Qualquer empresa ou instituição que pretenda inovar e ser envolvida pode tornar-se membro e associar-se à iniciativa. O número de PMEs associadas é de aproximadamente 300 e o seu objetivo é interligar indivíduos e empresas para que contribuam efetivamente para a transferência de tecnologia, criação de redes e a divulgação de informações, alcançando um nível que garanta competitividade. A organização do evento de brokerage sobre carnes neste local, como parte da rede TRADEIT, ofereceu, portanto, a oportunidade ideal para fazerem o que fazem de melhor.

O evento de brokerage sobre carnes (MBE) foi o 4º evento num programa de seis realizados pelo projeto TRADEIT. Por isso, a Cluster Food + I pôde capitalizar todos os conhecimentos adquiridos anteriormente e criar o evento certo e que permitiu divulgar a região.

Dois dos três eventos anteriores tinham estado associados a grandes conferências internacionais e resultaram bastante bem (tal como discutido nas lições 2 e 3). Para este evento, optaram por uma abordagem mais localizada e decidiram utilizar o parceiro Martínez Somalo, uma PME do TRADEIT. O projeto TRADEIT tem muita sorte em ter esta empresa na rede e ainda mais em ter tido a oportunidade de incluir no programa uma visita guiada às suas instalações.

Como nos eventos de brokerage anteriores, elaborou-se um programa detalhado com oradores especialistas e reuniões bilaterais num único dia. Foram incluídas demonstrações de alimentos, visto que o feedback recebido sugeria que os produtores desejavam ver atividades práticas incluídas nos programas. A estrutura das sessões oferecidas pelos oradores especialistas assentou em quatro temáticas:

  • Conservação e vida útil
  • Rastreabilidade e prevenção de fraudes
  • Produtos de carne saudáveis
  • O consumidor: no design de produtos e tendências alimentares

O segundo dia do programa consistiu na visita à Martínez Somalo.



A empresa existe há quatro gerações, desde cerca de 1900, em La Rioja. Apesar de ainda fabricar produtos tradicionais, os seus métodos de produção têm vindo a ser atualizados e incluem impressionantes instalações de produção com tecnologia de ponta.

A Martínez Somalo produz uma variedade de produtos, tradicionais e novos, que inclui:

  • Chouriço
  • Fatiados
  • Lombo
  • Presunto Serrano: Bodega; Reserva; Grande Reserva e "família" Grande Reserva
  • E uma gama variada de produtos de especialidade

A visita forneceu uma visão de todo o processo de negócios e criou a oportunidade de ver como uma empresa familiar, de origem bastante humilde, se pode tornar num negócio de vários milhões de euros. Mantendo-se perto da sua gama de produtos tradicional, a empresa adotou tecnologia para aumentar o rendimento, garantindo contudo a qualidade e os valores tradicionais da empresa.

Email Newsletter Software by Newsweaver