Nesta edição
Artigo em Destaque
Lição 1: Aprender com os outros e com os especialistas
Lição 2: Considerar as vantagens da associação do evento de brokerage a um internacionalmente importante
Lição 3: Concentração no que é importante e relevante para o público
Lição 4: Utilização das redes
Lição 5: Utilização de visitas guiadas e demonstrações práticas Inovação e transferência de tecnologia para as PMEs
Lição 1: Aprender com os outros e com os especialistas
Panificação: Mediação com um toque prático
 

O evento dedicado à panificação foi o primeiro dos eventos de brokerage temáticos e foi realizado em Potsdam, na Alemanha, nos dias 6 e 7 de novembro de 2014. O evento juntou alguns dos líderes da panificação, com destaque para o padeiro artesanal e tradicional. Foi constituído por oradores convidados; exposição; workshops e oportunidades de criação de redes. A base deste evento foi a análise de necessidades e barreiras realizada no início do projeto TRADEIT, e o seu objetivo foi a abordagem dos problemas identificados especificamente no setor da panificação.

Temas e problemas chave
O TRADEIT foi concebido para responder às necessidades de produtores de alimentos, associações e redes alimentares num nível regional através da partilha de conhecimentos e soluções tecnológicas, de forma a ir ao encontro dos desafios específicos identificados ao nível do setor. O ILU é o principal parceiro TRADEIT no setor da panificação. Utilizando os seus vastos conhecimentos deste setor, em colaboração com os parceiros TRADEIT e as PMEs de panificação inseridas no projeto, surgiram as seguintes áreas temáticas: 

  • A imagem do padeiro em mudança
  • Desenvolvimento de produto
  • Oportunidades para pão saudável
  • Fortificação de proteínas
  • Gestão de alergénios
  • Isenção de glúten
  • Segurança alimentar
  • Slow milling

O programa do evento daí resultante foi concebido para permitir que os participantes:

  • Se informassem e discutissem as ideias mais recentes relativas ao futuro da padaria artesanal.
  • Participassem em reuniões breves e intensivas de 20 minutos concebidas para incentivar a criação de redes.
  • Conhecessem as ofertas de tecnologia e serviços prestados por importantes agentes de I&D direccionados para PMEs.
  • Encontrassem soluções e apresentassem ofertas - identificassem e conhecessem organizações com oferta ou procura de soluções para questões comerciais e relacionadas com tecnologia.
  • Aprendessem com estudos de caso e exemplos de boas práticas no desenvolvimento de parcerias de inovação.
  • Se encontrassem com potenciais parceiros e/ou fornecedores de tecnologia em reuniões de mediação pré planeadas.
  • Participassem numa sessão prática de panificação com padeiros artesanais de toda a Europa.

Principal lição
O evento de mediação foi bem sucedido sob vários pontos de vista, sendo a lição extraída deste evento as vantagens obtidas em envolver os participantes em atividades práticas sempre que possível.

A sessão prática de panificação tinha o objetivo de estabelecer vínculos mais fortes entre os padeiros, através da oportunidade de partilha das suas abordagens e experiência. Esta sessão juntou padeiros artesanais de toda a Europa, que se juntaram para atividades de panificação colaborativas (padeiros artesanais da Polónia, Espanha, Portugal, Finlândia, Grã-Bretanha e Itália).



O workshop foi bem sucedido não apenas para as PMEs de panificação, mas também para os institutos de investigação e fornecedores de tecnologia interessados na demonstração. Após o workshop, alguns participantes contactaram os organizadores para pedir as receitas dos produtos apresentados nas sessões.

Para além disso, os participantes foram conduzidos numa visita guiada às instalações do IGV. O objetivo da visita era demonstrar alguma da tecnologia e inovação implementada no IGV e oferecer aos participantes a oportunidade de discutir eventuais questões ou dúvidas com os peritos do IGV.  

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver