Nesta edição
Artigo em Destaque
Necessidades e Barreiras: Tecnologia, Inovação & Desenvolvimento de Negócio
Investigação de Alimentos Tradicionais e Esfera de Inovação
Últimas Notícias
Academia de Verão de Empreendedorismo
Produtor Traditional Food
Estudo de caso: Entrevista na Maitomaa
Necessidades e Barreiras: Tecnologia, Inovação & Desenvolvimento de Negócio

A fragmentação dos setores de Panificação, Laticínios e Carne por toda a Europa resulta, frequentemente, na redução do nível de competitividade de Produtores de Alimentos Tradicionais (PATs), no desencorajamento da colaboração, na dificuldade de criação de novos negócios e na diminuição de oportunidades de venda e marketing.

Para obter uma compreensão mais aprofundada dos problemas e desafios específicos que os PATs enfrentam, o projeto TRADEIT consultou empresas (setores de Panificação, Laticínios, Carne) para identificar atuais necessidades de tecnologia, inovação e negócio, incluindo barreiras à implementação de soluções a nível local. Uma abordagem da base para o topo foi efetuada através da realização de 340 inquéritos e da participação de 322 empresas em workshops, seminários ou de visitas às mesmas. Os resultados destacam algumas das principais preocupações que a indústria dos alimentos tradicionais enfrenta atualmente.

Os maiores desafios de negócio, independentemente do setor, país ou volume de negócios são a gestão do crescimento, o aumento de custos, a incerteza económica, a falta de experiência de marketing e a identificação de mão-de-obra especializada. O fraco acesso às instalações foi referido como o maior problema na Irlanda, Polónia e Itália. O setor dos alimentos tradicionais é muito activo , estando os produtores de alimentos focados em estratégias de crescimento, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, sendo esta uma grande prioridade para os PATs europeus consultados. Contudo, e apesar desta ambição, a internacionalização é um verdadeiro problema com  desafios significativos ao nível da  manutenção de mercados de exportação. De referir que os produtores alemães foram a exceção. Verificou-se não existir consenso ou uma tendência clara sobre o capital ou acesso a financiamento enquanto problema de negócio. De notar que a sustentabilidade não foi classificada como prioridade, sendo este um assunto essencial a ser abordado pelo projeto TRADEIT, sugerindo que a primeira  atividade seja educativa e  destinada à  sensibilização.

O tema da atualização tecnológica foi especialmente interessante; sendo a vontade em adotar nova tecnologia altamente variável. A maioria das empresas identificou a falta de adoção de tecnologia como um grande desafio ao crescimento do negócio. Contudo, as novas tecnologias não representam uma grande barreira ao crescimento do negócio ou à competitividade, estando este facto relacionado com a questão do "fabrico manual" associado à produção de alimentos tradicionais, o qual é uma barreira à atualização tecnológica. Interessante é o facto da proteção da informação sobre novas tecnologias ser um verdadeiro problema para muitas empresas, com ênfase na necessidade de informação específica do setor sobre desenvolvimentos tecnológicos e infraestruturas de apoio à transferência de tecnologia.

Curiosamente, aproximadamente 40% eram da opinião que existe uma pequena necessidade de inovação no mercado de alimentos tradicionais. A disponibilidade ou falta da mesma de conhecimento especializado interno sobre inovação não é percecionada como um fator determinante importante; fatores essenciais são a falta de fundos (tanto interna, como externamente disponíveis), a falta de acesso a conhecimento externo (Universidades, Centros de I&D, fornecedores de Tecnologia) e as dificuldades em encontrar parceiros para cooperação. Os principais tópicos de interesse para aquisição de inovação e tecnologia focaram-se nas áreas de segurança e qualidade alimentar, embalagem, prazo de validade e gestão da cadeia alimentar.

A compreensão detalhada destas questões permite que a equipa TRADEIT incida sobre as necessidade específicas dos PATs de Panificação, Laticínios e Carne nas respetivas regiões. Relativamente à necessidade de apoio em termos de identificação, seleção e transferência de tecnologia, será apresentado um programa de eventos de transferência de Tecnologia e missões de PMEs em cada um dos Centros TRADEIT, apoiados pelo mercado de comércio eletrónico TRADEIT (onde PATs podem pedir e receber apoio a questões relacionadas com tecnologia, inovação e negócio). Todos os eventos serão promovidos através da página Web TRADEIT e de atualizações, devendo aderir à lista de correio eletrónico do TRADEIT se pretender receber notificações dos eventos.

Email Software by Newsweaver