Nesta edição
Artigo em Destaque
Inovações para produção sustentável de alimentos
Eventos Recentes
Primeiras formações TRADEIT realizadas em Itália sobre Segurança Alimentar e Rotulagem de Alimentos
Como um padeiro irlandês beneficiou de um Evento de Brokerage TRADEIT
Últimas Notícias
Taste of Science – revista online para Produtores de Alimentos em PME
Produtor Traditional Food
"Inovação pode alimentar a tradição, mas estas têm de conviver"
"Inovação pode alimentar a tradição, mas estas têm de conviver"
by Macarena Baylos de Nárdiz
 

Mais de cem anos de operações bem-sucedidas falam pela competência profissional da Martinez De Somalo, uma empresa de frios e presunto em La Rioja. Foi fundada em 1901 por José Martínez Campo num pequeno estabelecimento onde se vendiam produtos de carne de porco. Atualmente, é uma indústria sólida com instalações modernas (2 fábricas de produção) e o emblema do chorizo (chouriço) de La Rioja. Ambas instalações estão colocalizadas (Baños de Río Tobía, La Rioja) e são geridas pela mesma família (atualmente na quarta geração) sem perder nenhum dos seus conhecimentos tradicionais.

Hoje, a família Martínez Somalo, em conjunto com especialistas da indústria, procura acrescentar inovação aos seus produtos, sem renunciar à característica artesanal, porém, adaptando-os aos gostos dos seus novos consumidores. Com base nesta ambição, lançaram uma nova variedade de chorizo barbacoa de sabores (chouriço com sabor a churrasco) desenvolvido em colaboração com o Centro Tecnológico Empresarial Agroalimentario CTIC-CITA. Estas novas tecnologias desenvolvidas são a inovação da indústria agrícola e de alimentos tradicionais e foram criadas de acordo com a filosofia TRADEIT. Entrevistamos Elena Martínez, a CEO da empresa.

Gerir uma empresa familiar há mais de cem anos é um feito considerável. Quais as principais mudanças que ocorreram ao longo deste períodos?
A empresa tem tido uma evolução orientada para o mercado e para a sociedade. Certificámos os nossos produtos e processos para oferecer melhor qualidade e providenciar segurança alimentar em toda a cadeia de produção. Num contexto familiar, as principais razões para o sucesso são o equilíbrio e a generosidade das pessoas que geriram a empresa e uma sucessão familiar exemplar da terceira geração (o meu pai, Lino Martínez, é verdadeiramente responsável pelo que a empresa é hoje) para a quarta, os seus filhos, incluindo-me a mim. Tudo isto foi realizado através do reforço da gestão da empresa com profissionais não pertencentes à família.

Apesar da cura de presunto ocupar a maior parte da produção, podemos falar de um produto que a Martínez Somalo ajudou a associar intimamente a Baños de Río Tobía. Refiro-me ao chorizo de La Rioja. O que é tão especial neste tipo de frio que até goza da sua própria indicação geográfica?
É um produto de referência na gastronomia espanhola. O chorizo em forma de colar é elaborado conforme o era nas suas origens, feito de carne e ingredientes selecionados, seguindo um processo cuidadoso. É genuíno e não foi pervertido pelo preço.

A gastronomia de La Rioja seria compreendida sem o chorizo?
Seria difícil, uma vez que é um ingrediente que pode ser encontrado na maioria dos seus pratos tradicionais, como batatas, feijão, guisados, etc. E claro, é algo que pode ser comido em qualquer altura. Deverá ser salientado que chegou à Inglaterra há vários anos, mas ganhou apenas recentemente grande significado. Chorizo, simplesmente como se diz, sem tradução, é usado como um ingrediente adicional para diferentes pratos de peixe e saladas, novas utilizações que nunca haviam sido consideradas até agora. Por isso, temos de encorajar todos os clientes a prová-lo.

Todos os frios e presuntos da empresa seguem um processo tradicional. Porque é tão importante manter-se fiel à tradição?
Na maioria dos nossos produtos, seguimos o processo de produção tradicional, evidentemente com a ajuda das mais recentes tecnologias. Isto poderá parecer inconsistente, mas não é. Se utilizarmos a matéria-prima adequada e respeitarmos o processo dando-lhe o tempo necessário e realizando-o de forma correta, podemos obter um produto feito de forma tradicional, com o mesmo sabor natural e delicioso. E é isto que o cliente procura. Tanto os que o conhecem, como os que o provam pela primeira vez querem que o sabor "tradicional" seja delicioso e nós queremos que o apreciem. Quando se trata dos nossos produtos, tradição significa respeitar a qualidade da matéria-prima e seguir um processo de produção cuidadoso.

A esse respeito, trouxemos de volta um produto bem-sucedido, jamón pimentonado (presunto curado com sabor a pimento), com um processo que foi usado pelos nossos bisavós há mais de cem anos.

E, simultaneamente, está a tentar acrescentar novos ingredientes e formatos, como o chorizo barbacoa de sabores. Pode-nos falar desta nova linha de produtos?
Consumidores gostam de produtos tradicionais, mas também querem ser surpreendidos. O barbacoa sabores (sabores a churrasco) inclui cinco produtos. Cada um deles é um pedaço de chorizo fresco, ideal para o grelhador, a frigideira ou o micro-ondas. Este produto pode transformar-se numa degustação de sabores, algo para apreciar, para surpreender o consumidor. Os sabores são chorizo fresco com caril, ervas aromáticas (Mediterrânico), tex-mex (Grill Arizona), MUITO picante (Inferno) e com vinho (nem poderia ser diferente, sendo de La Rioja). A imagem que demos ao produto é chamativa e não o deixará indiferente.

Como fez para não adulterar o conceito clássico do chorizo?
Chorizo tem muito "power", muito sabor. O mesmo aplica-se aos ingredientes usados para o fazer. Mas, apesar de poderem ser apreciados no produto dando-lhe novos sabores, não o transformam; complementam-no.

A obtenção destes tipos de produtos só é possível graças à pesquisa e a novas tecnologias. Pode descrever a sua experiência de colaboração com o Centro Tecnológico Empresarial Alimentario CTIC-CITA?
O CTIC-CITA tem excelentes profissionais, próximos da empresa a todos os níveis. Não só são especialistas na parte técnica; como também compreendem os problemas da indústria, os problemas com o consumidor, a dimensão económica da empresa e a sua dimensão quando se trata de fazer um projeto. Isto é muito importante, porque se integram na empresa como se fossem um departamento de I&D&I em si.

Como avalia a inovação no seio de uma indústria que se preocupa tanto com o conhecimento popular, como, por exemplo, o setor de alimentos tradicionais?
Têm e devem conviver. A tradição pode crescer e tem de haver uma evolução, sempre foi assim. Os consumidores querem um produto tradicional, mas existem alguns elementos que adulteram a ideia de um tal produto e esses são os que podem coexistir.

Por conseguinte, tais projetos de conhecimento e transferência de tecnologias, como o TRADEIT, podem ser uma grande ajuda. Qual o papel da Martínez Somalo neste projeto?
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para agradecer à CLUSTER FOOD +i por oferecer esta fantástica oportunidade de nos ajudar a ser parte deste projeto. Sem dúvida que projetos, como o Tradeit, são muito interessantes uma vez que reúnem diversos fatores, de forma a partilharmos o nosso conhecimento, as nossas preocupações e ideias, etc. sobre a indústria e as empresas. Contribuem até para a reunião de pessoas de outros setores. Tudo isto favorece o crescimento profissional dos participantes, que não teria sido possível de outra forma.

Que benefícios podem ser obtidos do Projeto TRADEIT?
Sem pôr de parte matérias de financiamento, que são indubitavelmente importantes, no Tradeit podemos encontrar fóruns de discussões apropriados, relacionados com aspetos importantes da empresa que são esquecidos na tarefas quotidianas. Existe uma possibilidade de familiarização com novas empresas de outras regiões no país ou de outros países, tornando possível a partilha de conhecimentos com estas. Uma vez que as empresas pertencem a outros países, culturas e têm diferentes hábitos de consumo, será uma experiência inspirante e enriquecedora para todos os participantes. E, naturalmente, se a possibilidade surgir, podemos ajudar-nos uns aos outros e colaborar.

Como prevê uma empresa com cem anos o futuro? Quais os seus principais desafios e necessidades?
A família Martínez Somalo é otimista por natureza. Delineámos o caminho e estamos a segui-lo, celebrando de cada vez que ultrapassamos os desafios do mercado. Temos sempre de olhar para a frente e para os nossos lados, continuar a aprender ou até mudar o nosso rumo num determinado momento. Tudo se move muito rapidamente, é uma mudança de era e temos de continuar a adaptar-nos aos novos paradigmas.

O nosso desafio é o crescimento sustentável, sem nos esquecermos dos valores que delineámos enquanto empresa e família, que estão reunidos na política empresarial. Investimentos em inovação e melhoria tecnológica são duas das nossas principais necessidades e podemos trabalhar nesse sentido.

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver