"Numa pequena organização, a flexibilidade e adaptabilidade são essenciais para a sobrevivência no atual mercado" Mikko Sairanen, Diretor-geral da Maitomaa.
História da empresa
A Maitomaa, atualmente uma das mais antigas cooperativas da Finlândia, foi fundada em 1915 por um grupo de produtores de leite, motivados pela necessidade de um local único para o processamento de leite e produção de laticínios. A cooperativa é constituída por aproximadamente 120 produtores de leite e cerca de 50 funcionários. A empresa tem conseguido sobreviver a mudanças significativas e desafios sentidos pela Indústria dos Laticínios. De facto, o número de produtores de laticínios tem vindo a diminuir, mas os produtores que têm mantido o seu negócio têm expandido. Atualmente, existem 35 instalações de produção de produtos lácteos na Finlândia, sendo metade do número de fornecedores existentes há 20 anos. O mercado de produtos lácteos tornou-se mais global, existindo uma maior procura por produtos autênticos de elevada qualidade.
Produtos
A Maitomaa, a maior cooperativa na categoria de pequena empresa de laticínios na Finlândia Oriental, iniciou a atividade com a produção de manteiga, tendo progredido para o queijo fresco, continuando estes a serem os principais produtos de venda da Maitomaa. A empresa tem vindo a produzir leite para consumo desde 1995. A elevada procura por produtos finlandeses genuínos e puros tem sido um fator chave de sucesso da cooperativa, que é apenas fornecida por produtores regionais de leite.
Contudo, como é o caso de muitos produtores de alimentos tradicionais, a fim de manter e aumentar a sua quota de mercado, a Maitomaa teve que inovar e diversificar as suas gamas de produtos tradicionais. Isto inclui o desenvolvimento de , utilizada para produzir uma nova gama de leites e queijos frescos. ingrediente para outros produtos proporcionou diversas oportunidades de mercado, incluindo o desenvolvimento de produtos sem lactose (utilizando leite UHT sem lactose), categoria de produtos com elevada procura na Finlândia. A empresa tirou partido da procura regional e nacional por produtos com um prazo de validade alargado e tem como objetivo a sua expansão para novos mercados, resultado das vantagens logísticas derivadas do prazo de validade alargado.
Com base no forte espírito de inovação, a Maitomaa entrou numa parceria com uma cervejeira tradicional, a cervejaria Olvi, desenvolvendo uma gama única de snacks e bebidas de desporto com elevado teor proteico e fibras. Todos os produtos da marca Maitomaa são vendidos a nível nacional, fornecendo adicionalmente produtos de marca própria para as cadeias de lojas de retalho, como o Lidl e SOK, com exportação de 35% da produção de manteiga para toda a Europa.
Planos futuros e marketing
No que respeita a planos futuros, existem diversas áreas alvo, incluindo o crescimento contínuo no comércio interno, através de uma combinação entre marketing e desenvolvimento de produtos, e uma expansão paralela com exportações para os mercados russos.
Existem imensas oportunidades em torno da linha UHT. Contudo, as atividades de desenvolvimento de novos produtos exigem um investimento significativo e recursos, sendo um desafio. Adicionalmente à necessidade de incorporar um foco estratégico na inovação de produtos, a Maitomaa está também focada no aumento da sua relevância e inovação nas respetivas atividades de marketing. A empresa está prestes a dedicar-se totalmente à publicidade digital e a campanhas publicitárias baseadas nos meios de comunicação social, que são mais eficazes na conquista de novos clientes e mercados.
A Maitomaa foca-se, enquanto organização, fortemente na sustentabilidade e no ambiente, investindo em novas tecnologias para reduzir o consumo de energia e as emissões, melhorando a respetiva pegada de carbono. A empresa até já adquiriu um certificado ambiental, Hyvää Suomesta-Produce of Finland, ponto diferenciador que deverá ser evidenciado.
Apesar dos desafios serem significativos, tais como a variabilidade do mercado, o preço do leite, as exigências regulamentares e os recursos, Mikko Sairanen está confiante no futuro da Maitomaa.
Projeto TRADEIT
.
A Maitomaa espera estabelecer ligações com outras empresas, a fim de identificar e desenvolver inovações e ideias para novos processos e produtos, idealmente através de um fórum aberto de inovação. Mikko informou que "É mais fácil criar soluções quando se obtém ajuda de outras empresas e se devolve o favor, sendo oferecida uma oportunidade de expansão e partilha de conhecimento". A Maitomaa pretende explorar e desenvolver através das atividades de trabalho em rede e de apoio do projeto TRADEIT os seguintes temas: gestão de resíduos, questões ambientais, soluções de embalagem e desenvolvimento de produtos. .Nesse sentido, a possibilidade de desenvolver novos processos e de encontrar soluções que nunca teriam ocorrido sem esta oportunidade, torna o projeto TRADEIT aliciante.