Nesta edição
Artigo em Destaque
Evento de Brokerage em Tecnologias de Segurança Alimentar
EuroFoodVision – Encontre-se com os principais compradores dos mercados irlandeses e do RU
Últimas Notícias
Taste of Science
Produtor Traditional Food
Proteção para um favorito regional
Aprender estratégias de marketing no setor agrícola
Primeiros resultados do projeto Farm Inc
by Nardi L., Rinaldi C., Cavicchi A.
 
Pequenas empresas agrícolas e agricultores encontram-se frequentemente numa posição de desvantagem em relação a outros intervenientes mais importantes na cadeia de produção alimentar. E eis a razão por que muitas empresas mais pequenas enfrentam um problema comum: os seus esforços para manter e melhorar a sua posição no mercado ou para incrementar a sua cota de mercado e expandir a seu atividade comercial a nível internacional não são recompensados. A concorrência está a tornar-se feroz, tornando-se necessários métodos e ferramentas de marketing inovadores para aumentar o seu poder de negociação.

Estão a ocorrer alterações tanto na estrutura da oferta como na da procura. Por um lado, a sustentabilidade constitui um problema urgente e os produtores estão a reconhecer a relevância que processos amigos do ambiente têm para a obtenção de ganhos económicos duradouros. Segundo Francis (2011), com o aumento do reconhecimento das limitações de combustíveis fósseis, água doce e solo arável disponível, os educadores estão a mudar o enfoque de estratégias para alcançar rendimentos máximos para aquelas que dão primazia à eficiência na utilização de recursos e à resiliência de sistemas de produção num clima menos favorável.

Por outro lado, os consumidores estão cada vez mais informados sobre alimentos, através das redes sociais e várias ferramentas TIC facilmente acessíveis, bem como com a crescente curiosidade impulsionada por programas e formatos de TV em torno de alimentos, culinária, chefes de cozinha e gastronomia. Por conseguinte, vale a pena tentar perceber se os consumidores estão em condições de reconhecer e apreciar os esforços dos agricultores na obtenção de produtos alimentares de maior qualidade através de práticas e processos sustentáveis. Várias questões de investigação tornam-se relevantes, não apenas para académicos, mas também para profissionais, praticantes e formadores: como é que o comprometimento com a sustentabilidade social, ética e ecológica contribui para o aumento do valor de produtos? Como comunicar este valor acrescentado aos consumidores? Como é que prestadores de Educação e Formação Profissional (EFP) e associações de agricultores poderiam apoiar os agricultores em fazerem frente a estes novos desafios?

O projeto Farm Inc. (www.farminc.eu) tem como objetivo fortalecer a competitividade das PMEs agrícolas, bem como melhorar a qualidade da formação profissional contínua e a aquisição de competências no setor agrícola. Farm Inc é um projeto Leonardo da Vinci dirigido a empresas agrícolas com um enfoque especial em Itália, Grécia, Látvia, Chipre, Bélgica, salientando a importância de utilizar ferramentas de marketing como estratégias de marca (branding) e internacionalização para melhorar a sua posição no mercado e expandir o seu negócio a nível internacional.


Figura 1: Página principal da Plataforma

Durante a primeira etapa do projeto foi realizada uma investigação para se compreender as necessidades de formação dos agricultores ao nível de vários países. A análise dos resultados demonstrou que alguns pedidos comuns surgem a nível europeu: compreender as necessidades dos consumidores locais, aumentar o nível de vendas, planear e atualizar modelos de negócio, encontrar os canais de distribuição adequados, recorre a sinergias e redes.

Quanto ao formato da formação, os agricultores preferem aprender através da experiência do que em sala de aula, como demonstrado pela pontuação alta obtida para atividades como participação em feiras, conferências, visitas a explorações agrícolas e de estudo, dias de campo. No entanto, prestadores de EFP e peritos salientam a necessidade de combinar experiência prática com fundamentos teóricos básicos, insistindo no método da aprendizagem mista. Sublinham que a formação em sala de aula ajuda na aquisição de conceitos básicos de marketing por parte dos agricultores enquanto a aprendizagem empírica ajuda a desenvolver competências mais avançadas e especializadas.

Técnicas de aprendizagem empírica incentivam os alunos a aplicar diretamente o que estão aprendendo, a empenhar-se na reflexão, e, em seguida, a serem capazes de generalizar a informação fora do ambiente de aprendizagem (Beard & Wilson, 2006). Ao levarem em consideração as dimensões da aprendizagem empírica, educadores agrícolas podem criar experiências de aprendizagem significativas. Kolb (comunicação pessoal, 7 de setembro de 2010) afirmou que, “Vós [professores] tendes uma tremenda vantagem no ensino agrícola já que pode muito facilmente ser dado de forma empírica.”

Um estudo levado a cabo por Brown (2011), que investigou a viabilidade e eficácia de criar e fornecer informação a agricultores através de uma abordagem baseada em vídeoconferências, mostra que o ensino à distância (e-learning) tem potencial como abordagem de aprendizagem empírica para agricultores.

O projeto Farm Inc. desenvolveu, baseado nessa evidência, uma ferramenta específica que oferece formação em branding, marketing e internacionalização, feita à medida das necessidades de pequenos agricultores e associações de agricultores.

O objetivo foi alcançado com o desenvolvimento de uma ferramenta de formação inovadora e interativa para facilitar o processo de aprendizagem dos agricultores. A ferramenta consiste numa plataforma on-line, estruturada em 6 módulos flexíveis e integrados. A plataforma começa com definições e teorias de marketing e termina com algumas sugestões sobre como enfrentar os mercados internacionais. Outros módulos são dedicados a planos de marketing, mercados de agricultores, produtos de qualidade e a importância do branding rural. Pode ser usada como uma ferramenta de autoaprendizagem para agricultores ou como uma oportunidade para integrar sistemas EFP oficiais. O resultado é inovador porque todos os conceitos teóricos básicos, experiências práticas e exercícios de autoavaliação estão integrados numa única ferramenta de formação, com o propósito de se tornar o vade-mécum para marketing no setor agrícola (uma versão beta da plataforma está disponível aqui: http://farminc-training.gg.dev.militos.org/ )


Figura 2: Um dos Eventos-Piloto Italianos

Atualmente, a fase piloto encontra-se concluída e a plataforma está a ser finalizada. No dia 27 de setembro, os resultados do projeto serão oficialmente apresentados na EXPO 2015, em Milão, no Pavilhão Italiano/Parque da Biodiversidade, na presença de instituições italianas e europeias. Durante esta conferência, todos os parceiros do Consórcio irão desfrutar de conhecer todos os prestadores de EFP, empresários agrícolas, agricultores e respetivas partes interessadas para dizer: ”Esta Quinta é o MEU Negócio!”

Bibliografia:
C. Beard & J. Wilson (2006) Experiential Learning: A Best Practice Handbook for Trainers and Educators, London, Kogan Page.
C.A. Francis, N. Jordan, P. Porter, T. A. Breland, G. Lieblein, L. Salomonsson, N. Sriskandarajah, M. Wiedenhoeft, R. DeHaan, I. Braden & V. Langer (2011) Innovative Education in Agroecology: Experiential Learning for a Sustainable Agriculture, Critical Reviews in Plant Sciences, 30:1-2, 226-237
D. A., Kolb (1984) Experiential learning: Experience as the source of learning and development. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall.
Newsletter Marketing Powered by Newsweaver