Nesta edição
Artigo em Destaque
Apresentação do Projeto
Eventos Recentes
Reunião de Lançamento do Projeto TRADEIT
Últimas Notícias
Centros de Apoio para Produtores de Alimentos Tradicionais
Aprendizagem ativa
Academia de Verão TRADEIT para o Empreendedorismo
Produtor Traditional Food
Caso de estudo TRADEIT: Perfil de um Produtor de Queijo Tradicional Irlandês
Reunião de Lançamento do Projeto TRADEIT
 

A Reunião de Lançamento do Projeto TRADEIT decorreu no dia 6 de Novembro de 2013, no Instituto de Tecnologia de Tralee (ITT), parceiro coordenador do TRADEIT. Após a intervenção de boas-vindas da coordenadora do projeto, Dra. Helena McMahon (ITT), o Dr. Oliver Murphy, Presidente do Instituto de Tecnologia de Tralee, inaugurou oficialmente o projeto TRADEIT. No seu discurso, o Dr. Murphy realçou a importância deste projeto para as PMEs de Produtos Alimentares Tradicionais e Artesanais.

Marian Byrne, do Departamento Governamental Irlandês para a Agricultura, a Alimentação e o Mar, apresentou, no discurso de abertura, uma maravilhosa perspectiva sobre a necessidade deste tipo de projetos e o seu potencial impacto no desenvolvimento regional na Europa, com particular relevância para as PMEs no setor alimentar tradicional, tipicamente localizadas em zonas rurais.

A Dra. Helena McMahon sublinhou os objetivos do projeto, os participantes apresentaram-se e sublinharam o seu papel no Projeto TRADEIT. Os Produtores Alimentares Tradicionais apresentaram contribuições, referindo problemas típicos encontrados no seu negócio ou setor e as vantagens do Projeto TRADEIT. O Sr. Reiner Erich Stolzenberger, da Panificação Stolzenberger, uma padaria familiar com 25 funcionários no Sul da Alemanha, realçou a necessidade do apoio através de redes. Um dos seus maiores desafios na gestão de uma empresa alimentar tradicional é o facto do de seu pão ter um prazo de validade relativamente curto em comparação com outros tipos de pão, uma vez que usa massa fermentada e não recorre a ingredientes químicos. Considera que este projeto será uma grande ajuda, contribuindo para aumentar os conhecimentos na sua área de negócios.

Kate Carmody, da Beal Organic Cheese, sublinhou as barreiras enfrentadas pelos produtores alimentares tradicionais e artesanais no setor dos laticínios. Uma das questões realçadas referia as expectativas e pedidos das grandes superfícies; Um exemplo de um problema encontrado foi o relativo a um pedido de produtos Beal Cheese que estivesse de acordo com um tamanho e apresentação mais normalizados, em linha com os requisitos de comercialização. Esta homogeneidade no tamanho dos produtos é extremamente difícil de alcançar com este queijo de corte manual em particular. Kate também realçou os desafios apresentados por pedidos de venda abaixo do custo e preços promocionais de ‘oferta especial’, que representam um desafio para os pequenos produtores, que não beneficiam das economias de escala.


Foram ainda realizadas apresentações pormenorizadas de cada uma das tarefas do TRADEIT, nas quais foram delineados os objetivos, tarefas e atividades de cada uma.

PT1 Gestão do Projeto: Catherine Halbert, Halbert Research.
PT2 Transferência de Tecnologia: Dra. Corinne Edwards, Coventry University Enterprise
PT3 Transferência de Conhecimento, Dra. Catherine Halbert, Halbert Research
PT4 Empreendedorismo. Breda O’Dwyer, Instituto de Tecnologia de Tralee
PT5 Rede de Apoios: Professor Paul Coughlan, Trinity College de Dublin
PT6 Programa Estratégico de Investigação e Inovação. Professor Brian McKenna, EFFoST
PT7 Disseminação: Professor Brian McKenna, EFFoST

Foram tidas discussões construtivas pormenorizadas, iniciando eficazmente o processo colaborativo, identificando e construindo relações e sinergias entre, tarefas e atividades. O Professor Paul Coughlan e a equipa da tarefa 5 realizaram uma série de sessões de debate, aplicando uma abordagem de aprendizagem ativa que permitiu aos parceiros realçarem áreas de ambiguidade para posterior discussão e exploração. A última sessão do dia abordou os aspetos financeiros do projeto e encerrou mencionando pontos de ação chave de cada pacote de trabalho. O evento foi um verdadeiro sucesso e os participantes despediram-se em grande medida com profundos conhecimentos sobre o projeto e a equipa nele envolvida.

Email Newsletter Software by Newsweaver