Nesta edição
Artigo em Destaque
TRADEIT Marketplace
Eventos Recentes
Academia de Verão de Empreendedorismo
Últimas Notícias
Formação para Produtores de Alimentos Tradicionais
Pesquisa de Redes de Distribuição
Produtor Traditional Food
Padaria Reiner Stolzenberger
Formação para Produtores de Alimentos Tradicionais
Em destaque: visita recente à Hub Polaca de Transferência de Conhecimento e Tecnologia TRADEIT
 
Dr. Catherine Halbert, Dr. Andrzej Fetliński e representantes do Hub Sub-Rede polaco.
Dr. Catherine Halbert, Dr. Andrzej Fetliński e representantes do Hub Sub-Rede polaco.

Em preparação para uma ronda intensiva de atividades de formação no outono e durante 2015, a Dr.ª Catherine Halbert (Líder WP3 TRADEIT), da Halbert Research, fez uma visita à Polónia em junho para se encontrar com o consultor da Hub polaca, Dr. Andrzej Fetliński, vários dos formadores e membros da Hub (PMEs e representantes da Associação Nacional de Engenharia Técnica Alimentar, Centro de Consultoria Agrícola para a região de Podlasie e Organização Polaca do Comércio e da Distribuição).

Foi fornecida uma visão geral da indústria alimentar polaca, com estatísticas interessantes; 70% do mercado é controlado por cadeias (retalhistas multicanal) com 350 000 lojas e 500 000 empresas alimentares. Há, a nível nacional, um respeito pelos alimentos tradicionais e o setor tradicional é competitivo, contribuindo para o aumento das exportações e com estratégias para competir ao nível do retalho.

O foco das discussões foi a necessidade de formação de PMEs e as oportunidades de apoio no âmbito do TRADEIT. Existiu uma motivação clara em aderir, tanto na formação como para interagir com outros produtores de alimentos tradicionais regionais. Trata-se da primeira vez que as empresas têm a oportunidade em aderir a um projeto financiado pela UE direcionado diretamente ao seu setor e congratularam-se com a oportunidade.

Foram discutidos vários aspetos da produção alimentar tradicional, incluindo os desafios associados à aplicação dos regulamentos da UE ou nacionais, as exigências de gerir um pequeno negócio familiar, a participação em redes como incentivadoras de mudança e “upgrading” de progresso; cadeias de fornecimento regionais e logística para expansão do mercado. A geração mais nova destas empresas alimentares tradicionais de base familiar, com competências linguísticas e empresariais mais diversas, foi identificada como a chave para a sustentabilidade e crescimento das empresas.

O projeto TRADEIT realizará eventos de formação abrangendo 9 tópicos fundamentais para a competitividade de produtores de alimentos tradicionais.


N.º do móduloTítulo do módulo
1Gestão de segurança e qualidade alimentar para o setor alimentar tradicional de pequena escala
2Competitividade, modelos de custo e estratégias de preços para o setor alimentar tradicional
3Rotulagem e marketing de alimentos para indicações geográficas e especialidades tradicionais
4Gestão de fornecimento e redes de distribuição para produtores alimentares de pequena escala
5Gestão e desempenho ambiental de alimentos tradicionais*
6Estratégias de desenvolvimento de produto orientadas para o consumidor para alimentos tradicionais
7Conceção otimizada de instalações e protocolos de produção de alimentos tradicionais
8Utilização inteligente de TI em sistemas de produção de alimentos tradicionais
9Inovação, DPI e assuntos legais relacionados para o setor alimentar tradicional


A Hub polaca é responsável pelos módulos 1, 2, 4 e 7, a formação será aplicada e focada no fornecimento de ferramentas chave e recomendações práticas aos produtores alimentares. Os eventos reunirão conteúdos formativos e perspetivas chave. Por exemplo, inspetores veterinários explicarão os requisitos regulamentares e inspeção de uma fábrica de queijo tradicional, um representante de um retalhista multicanal explicará os requisitos de segurança alimentar e de qualidade para anúncio ou emissão de contratos. Também será abordada a otimização da gestão de fornecimento ao lidar com retalhistas multicanal (inscreva-se aqui).

Número do módulo
Título do módulo

Data da formação – Hub Polónia
1

Gestão de segurança e qualidade alimentar para o setor alimentar tradicional de pequena escala

4 de setembro de 2014

2

Competitividade, modelos de custo e estratégias de preços para o setor alimentar tradicional5 de março de 2015

4

Gestão de fornecimento e redes de distribuição para produtores alimentares de pequena escala29 de outubro de 2014
7Estratégias de desenvolvimento de produto orientadas para o consumidor para alimentos tradicionais9 de setembro de 2015


Cada um dos 8 Hubs TRADEIT também apresentará uma seleção de formações a partir de setembro de 2014, descritas em pormenor aqui no website da TRADEIT.

Newsletter Marketing Powered by Newsweaver